O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (4) que ordenou ao governo federal a reabertura e ampliação da prisão de Alcatraz, localizada em uma ilha isolada na baía de São Francisco, na Califórnia.
Fechada desde 1963, a penitenciária é famosa por ter abrigado criminosos notórios como Al Capone e por sua reputação de ser quase impossível de escapar.
Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que a medida faz parte de uma política de “Lei, Ordem e Justiça” e visa isolar os “criminosos mais cruéis e violentos da América”.
Ele afirmou ter acionado o Departamento Federal de Prisões, o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de Segurança Interna para dar início à reabertura do local, que deve ser “substancialmente ampliado e reconstruído”.
“Quando éramos uma nação mais séria, não hesitávamos em trancar os criminosos mais perigosos. É assim que deveria ser”, escreveu. Trump também classificou os criminosos como “o lixo da sociedade” e disse que “jamais contribuirão com nada além de miséria e sofrimento”.
Marco histórico e ponto turístico
Atualmente, a Ilha de Alcatraz é administrada pelo Serviço Nacional de Parques e funciona como um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos. Designada como Marco Histórico Nacional, a antiga prisão atrai milhares de visitantes por ano.
Durante os 29 anos em que operou como penitenciária federal, Alcatraz ficou conhecida como “A Rocha” por causa de sua localização remota e segurança extrema.
De acordo com o FBI, 36 homens tentaram fugir da ilha em 14 tentativas, e apenas três — John Anglin, Clarence Anglin e Frank Morris — conseguiram escapar sem serem capturados, embora nunca se tenha confirmado seu paradeiro.
O caso foi retratado no filme “Fuga de Alcatraz”, estrelado por Clint Eastwood.
Viabilidade sob questionamento
Um porta-voz do Departamento Federal de Prisões afirmou que a agência “cumprirá todas as ordens presidenciais”, mas não respondeu se há viabilidade prática para reabrir a prisão, já que a ilha é administrada pelo Serviço Nacional de Parques e apresenta desafios logísticos e estruturais.
Hoje, os EUA contam com 16 prisões federais de segurança máxima que desempenham a mesma função que Alcatraz, incluindo a unidade em Florence, Colorado, e a de Terre Haute, Indiana, onde está localizada a câmara de execução da pena de morte federal.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reproduzir vídeo
Reproduzir
00:00/00:34
Silenciar som
Minimizar vídeoTela cheia
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela


Pessoas visitam o prédio principal das celas na Ilha de Alcatraz, em San Francisco, em 15 de março de 2021 (AP/Eric Risberg)



