O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (17) estado emergência na Carolina do Sul por causa da devastação provocada pela tempestade Florence, que deixou 18 pessoas mortas e grandes inundações no estado e na Carolina do Norte.
A declaração autoriza o Departamento de Segurança Nacional (DHS) e a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) a coordenarem todos os esforços de socorro em casos de desastre e a destinarem verbas federais para enfrentar a tragédia. A assistência financeira será colocada à disposição de diversas instituições – governamentais e civis –, com o objetivo de implantar "medidas de proteção de emergência" na região.
O olho da tempestade Florence, que chegou a ser um furacão de categoria 4 na escala de intensidade Sar-Simpson, tocou o solo na sexta-feira passada (14), já rebaixado à categoria 1. Embora sua intensidade tenha diminuído nos últimos dias e agora seja considerada tempestade tropical, os fortes ventos e, principalmente, a quantidade de chuva que gerou, provocaram inundações significativas e obrigaram milhares de pessoas a deixar suas casas.
Apesar do progressivo enfraquecimento da tempestade devido ao afastamento do litoral, especialistas do Serviço Meteorológico Nacional (NWS) alertaram que o Florence representa "uma situação incrivelmente séria" com amplas consequências na Carolina do Norte e na Carolina do Sul.
Vítimas
O número de mortos pela passagem do furacão Florence na costa sudeste dos EUA chegou a 18 após a confirmação da morte de um bebê, informaram hoje veículos de imprensa locais.
O bebê, de três meses, não resistiu aos ferimentos causados pela queda de uma árvore que atingiu a casa na qual estava na tarde desse domingo, informou uma autoridade do condado de Gaston, na Carolina do Norte.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia

Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores

Juíza critica mudança migratória e bloqueia ação do governo Trump

Ex-jogador dos Eagles morre ao ser esfaqueado em acampamento sem-teto

Morre Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions, aos 71 anos

Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses

Xi Jinping garante a Lula apoio da China em tempos "turbulentos"

Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta

Em Davos, Trump diz que quer comprar Groelândia sem uso da força

Segundo o governo americano assistência financeira será colocada à disposição com o objetivo de implantar "medidas de proteção de emergência" na região (Reprodução/ USA Today)



