O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou neste sábado (1º) a imposição de tarifas sobre importações de Canadá, México e China, como parte de uma medida de emergência nacional para combater a entrada do fentanil e de imigrantes ilegais no país.
A decisão inclui tarifas de 25% sobre produtos canadenses e mexicanos, além de uma taxa de 10% sobre importações chinesas, que entrarão em vigor a partir de terça-feira (4), segundo informações divulgadas por autoridades da Casa Branca.
Os produtos do setor de energia do Canadá terão uma tarifa reduzida de 10%, enquanto as importações energéticas mexicanas serão taxadas em 25%.
As autoridades ressaltaram que não haverá isenções para as tarifas e que, no caso do Canadá, a isenção tarifária para pequenas remessas abaixo de US$ 800 será revogada.
A decisão de Trump foi tomada com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, que concede ao presidente amplos poderes para lidar com crises. Segundo fontes da Casa Branca, a medida visa pressionar a China a conter o fluxo do opiáceo fentanil e seus precursores químicos, que chegam aos Estados Unidos por meio do México e do Canadá.
Além disso, o governo busca restringir a imigração ilegal pelas fronteiras norte-americanas.
A medida, que já havia sido mencionada por Trump durante sua campanha à reeleição, pode provocar retaliações e desencadear uma guerra comercial, afetando as relações econômicas entre os países envolvidos.
Na sexta-feira (31), o presidente reconheceu que as tarifas podem causar dificuldades para as famílias norte-americanas, mas reafirmou sua intenção de seguir adiante com a medida.
Neste sábado, Trump passou parte do dia jogando golfe em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, antes de assinar a ordem executiva. Ainda não está claro se ele fará pronunciamentos à mídia sobre a decisão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela


Trump reafirmou a sua inocência e prometeu recorrer à decisão (REUTERS/Carlos Barria)



