Menu
Busca sábado, 02 de dezembro de 2023
(67) 99647-9098
Camera Zap Nov23
Internacional

Uso da maconha para fins recreativos será legalizado na Alemanha

O governo também planeja introduzir um imposto especial de consumo

26 outubro 2022 - 13h29Sarah Chaves, com informações da CNN

A Alemanha apresentou a medida prometida pelo governo do chanceler Olaf Scholz que a tornaria um dos primeiros países da Europa a legalizar a maconha, atrás de Malta.

O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, apresentou um documento fundamental sobre a legislação planejada para regular a distribuição controlada e o consumo de cannabis para fins recreativos entre adultos. Adquirir e possuir até 20 a 30 gramas de cannabis recreativa para consumo pessoal também seria legalizado e a distribuição seria controlada em lojas licenciadas.

Muitos países europeus, incluindo a Alemanha, já legalizaram a cannabis para fins medicinais limitados. O uso de cannabis para fins medicinais é legal na Alemanha desde 2017. 

De acordo com o documento, o autocultivo privado seria permitido de forma limitada. As investigações em curso e os processos criminais ligados a casos que deixaram de ser ilegais seriam encerrados.

O governo também planeja introduzir um imposto especial de consumo, além de desenvolver trabalhos de educação e prevenção relacionados à cannabis.

A legalização da cannabis pode trazer à Alemanha receitas fiscais anuais e economia de custos de cerca de 4,7 bilhões de euros (US$ 4,7 bilhões) e criar 27.000 novos empregos, segundo uma pesquisa realizada no ano passado.

A Alemanha apresentará o documento à Comissão Europeia para pré-avaliação e só redigirá uma lei quando a Comissão lhe der aprovação, acrescentou o ministro. 

Reações 

A associação de farmacêuticos da Alemanha alertou sobre os riscos à saúde da legalização da cannabis e disse que colocaria as farmácias em conflito médico.

O plano de legalização não foi bem recebido por todos os estados federais. O ministro da Saúde da Baviera, por exemplo, alertou que a Alemanha não deve se tornar um destino de turismo de drogas na Europa.

“O consumo envolve riscos sociais e de saúde significativos e às vezes irreversíveis – e qualquer forma de banalização é completamente irresponsável”, disse o ministro da Saúde da Baviera, Klaus Holetschek, ao jornal Augsburger Allgemeine.

Mas os “verdes da Alemanha” disseram que décadas de proibição da cannabis apenas exacerbaram os riscos, acrescentando que o comércio legal protegerá melhor os jovens e a saúde. “Porque condições muito restritivas para o mercado legal apenas promovem o mercado ilegal de cannabis particularmente forte”, disse a legisladora Kirsten Kappert-Gonther na quarta-feira.

 

Asilo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Corte de Haia decide que Venezuela não pode anexar território da Guiana
Internacional
Passageiro abre porta de emergência e pula na asa de avião nos EUA
Internacional
Cessar-fogo entre Israel e Hamas é prolongado por mais dois dias
Internacional
Ex-policial condenado pela morte de George Floyd é esfaqueado na prisão
Internacional
Após acordo, Hamas liberta 13 reféns
Internacional
MP da Espanha quer Daniel Alves preso 9 anos
Internacional
Brasileira é encontrada morta nos EUA; ex-companheiro é principal suspeito
Internacional
Argentinos escolhem novo presidente ainda hoje
Internacional
Mulher viaja para fazer cirurgia de retirada de pele, mas acorda com silicone
Internacional
Governo brasileiro apoia resolução que prevê pausa humanitária em Gaza

Mais Lidas

Polícia
JD1TV AGORA: Ladrões armados roubam joalheria dentro do Shopping Norte Sul
Geral
É hoje, bebê! Gusttavo Lima faz live no Youtube às 19h
Justiça
Justiça mantém condenação a secretário municipal e professora por compra de votos em MS
Geral
Jota Abussafi permanece internado na Capital sem previsão de alta