Menu
Menu
Busca terça, 24 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Justiça

Acusada de superfaturar contrato do SIGO, empresa vai ao TJ pedir prova pericial

Com julgamento da ação previsto para julho, Compnet tenta provar no TJ que precisa de perícia para se defender das acusações

04 junho 2025 - 12h23Vinícius Santos

A empresa Compnet Tecnologia Ltda-ME, responsável pelo sistema SIGO — utilizado pela Segurança Pública de Mato Grosso do Sul —, ingressou com recurso no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) para tentar reverter a decisão do juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, que indeferiu o pedido de produção de prova pericial no processo movido pelo Ministério Público Estadual (MPMS).

A ação trata de um contrato no valor de R$ 58 milhões, alvo de denúncia por suspeita de superfaturamento, direcionamento e dispensa irregular de licitação. O MPMS acusa a empresa e demais envolvidos de praticarem ato de improbidade administrativa e pede a nulidade do contrato firmado com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Na decisão, o juiz negou o pedido da Compnet ao afirmar que a empresa não justificou de forma adequada a necessidade da perícia. Segundo ele, a solicitação foi feita de forma genérica, apenas com o argumento de que a prova seria útil para reconhecer a “inexigibilidade” da licitação, sem detalhar como a perícia contribuiria para esclarecer os fatos.

Apesar disso, o juiz já marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 16 de julho de 2025, às 14h. No recurso apresentado ao TJMS, a empresa alega que a decisão do juiz configura cerceamento de defesa. Para os advogados da Compnet, a prova pericial é essencial para esclarecer dois pontos centrais da Ação Civil Pública:

 - Se houve ou não a execução fraudulenta dos serviços contratados;

 - Se havia ou não justificativa técnica para a contratação sem licitação, com base na suposta exclusividade da empresa.

Segundo a defesa, “a prova pericial pleiteada pelos Agravantes é pertinente e possui conveniência para ser produzida na fase instrutória da ação”, e a decisão que indeferiu a produção “cerceia os direitos constitucionais ao contraditório e à ampla defesa”.

Com o agravo de instrumento, a Compnet pede que o TJMS conceda efeito suspensivo à decisão do juiz de primeiro grau, permitindo a produção da perícia enquanto o mérito do recurso é analisado. Também solicita que a Câmara Cível do TJMS acolha o recurso e reforme a decisão interlocutória.

A ação tramita na Justiça desde agosto de 2021. O MPMS alega que a contratação do sistema SIGO e do SIGO-CADG foi feita de forma fraudulenta, com conhecimento e participação dos demais envolvidos, resultando em prejuízo aos cofres públicos. Segundo o Ministério Público, os contratos foram firmados com a mesma empresa de forma reiterada, sem a devida licitação e com indícios de superfaturamento.

O recurso está sob relatoria do desembargador Paulo Alberto de Oliveira. O TJMS ainda vai analisar o pedido da empresa.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

MPF apresenta denúncia contra trio que enviava brasileiros ilegalmente para os EUA
Brasil
MPF apresenta denúncia contra trio que enviava brasileiros ilegalmente para os EUA
Imagem ilustrativa
Justiça
TJ mantém prisão de guarda municipal acusado de roubo de celulares na Capital
Fórum de Campo Grande
Interior
Justiça nega liberdade a homem acusado de estupro em Água Clara
Campanha "Todos Por Elas" -
Justiça
TJMS autoriza intimação por WhatsApp para garantir celeridade na proteção às mulheres
Caio não havia sido notificado da medida protetiva
Justiça
Músico que matou jornalista Vanessa vira réu em novo processo criminal por furto
João Alfredo Danieze -
Interior
TCE emite parecer pela reprovação das contas de 2023 da prefeitura de Ribas do Rio Pardo
Foto:
Interior
Estudantes enfrentam mais de 4 horas de deslocamento escolar e MPMS exige providências
Foto: TJMS
Justiça
Divórcio ou casamento? Veja onde encontrar a Justiça Itinerante nesta semana
INSS
Justiça
Ações contra o governo têm "boom" após operação sobre fraudes no INSS
Bola assinada por Neymar foi devolvida após ser roubada nos ataques de 8 de janeiro de 2023
Justiça
Moraes vota para condenar réu que furtou bola autografada por Neymar no 8 de janeiro

Mais Lidas

Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
AGORA: Traficante morre ao enfrentar o Choque em casa recheada com drogas no Centenário
Movimentação policial no local da ocorrência
Polícia
Auxiliar de marceneiro é alvo de 11 tiros em tentativa de execução no Jd. Aeroporto
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia
Brasil
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia