Seguindo a legislação eleitoral, se encerra nesta quinta-feira (5) o prazo para os eleitores justificarem a ausência no 1º turno das Eleições de 2024, realizada no dia 6 de outubro. Quem não exerceu o direito ao voto tem um prazo de até 60 dias para apresentar à Justiça Eleitoral a justificativa para a ausência.
A justificativa pode ser feita por meios digitais e presenciais, e no caso das ferramentas online, é necessário acessar o portal, preencher as informações solicitadas e anexar a documentação digitalizada que comprove a motivação da falta.
Caso o eleitor não justifique a tempo, será necessário pagar multa. Caso não haja pagamento da multa, o cidadão pode ficar impedido de tirar o passaporte e a carteira de identidade, de se inscrever em concurso público, de renovar a matrícula em escolas da rede pública, tomar posse ou receber remuneração em cargo público e outras restrições.
Para justificar a falta através do e-Título, basta acessar o aplicativo, clicar em “Mais opções” e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados. Será gerado um código de protocolo, que permite à pessoa acompanhar o andamento da solicitação.
A justificativa também pode ser feita pelo SistemaJustifica, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo necessário acessar a aba “Serviços” e selecionar “Autoatendimento Eleitoral”, clicar em “Justificativa Eleitoral”, realizar o login e preencher as informações necessárias.
Caso o eleitor queira, a justificativa também pode ser feita de forma presencial, e nesse caso, os eleitores precisarão preencher o formulário deRequerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível no site da Justiça Eleitoral, e entregar o documento no cartório eleitoral mais próximo. Neste caso, será necessário um documento oficial com foto para validação da identidade.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

PF recebeu denúncia de venda de votos de desembargadores em ação de fazenda em MS

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante

Gol e aeronautas chegam a acordo de R$ 38 milhões após demissões em 2012

STJ atinge 1 milhão de habeas corpus e ministro aponta desvirtuamento do instituto

Vereador condenado por racismo queria acordo e tentou barrar julgamento no TJMS

Justiça de MS permite que réus condenados por homicídio fiquem soltos, contrariando o STF

Judiciário permanece em regime de plantão até 4 de maio em MS

TJMS mantém condenação de Rafael Tavares por incitação ao racismo nas redes sociais

Moraes determina que Collor cumpra pena em prisão domiciliar
