A Justiça Eleitoral de Bandeirantes (MS) está investigando uma possível fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida por Eugênio Fernandes Junior, policial civil, questiona a validade das candidaturas femininas do União Brasil, partido que pode ter usado candidaturas fictícias para cumprir a cota destinada às mulheres.
Caso a fraude seja confirmada, os votos do partido podem ser anulados, prejudicando a diplomação do vereador eleito Valdir Péres Pereira e também afetando os suplentes do partido.
A ação foi admitida pelo juiz eleitoral Felipe Brígido Lage, da 34ª Zona Eleitoral, que ressaltou a gravidade da acusação. Ele destacou que, por ora, não há elementos suficientes para suspender a diplomação de Valdir Péres, uma vez que medidas tão graves exigem a observância do contraditório e da ampla defesa.
Em sua decisão, o magistrado afirmou que o uso de candidaturas fictícias é uma violação grave dos princípios democráticos, que garantem o direito de todos, independentemente de gênero, de votar e ser votado. Ele também alertou sobre os danos à representatividade feminina nas eleições, uma vez que a prática impede que mulheres com reais condições de se elegerem tenham a chance de disputar as eleições de forma justa.
O juiz determinou que os requeridos apresentem defesa no prazo de cinco dias, com a possibilidade de contestar e apresentar provas, incluindo testemunhas. Após esse prazo, os autos serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral para manifestação.
Caso parecido em MS
O caso é semelhante ao ocorrido em 2023, quando o deputado estadual Rafael Tavares (PRTB-MS) perdeu seu mandato por fraude eleitoral relacionada ao não cumprimento da cota de gênero nas eleições para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Caso as alegações em Bandeirantes sejam confirmadas, o vereador eleito poderá perder seu cargo, assim como os votos da legenda.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Cantor Leonardo processa frigorífico da "Picanha do Mito"

STF suspende decisão do TCU sobre controle de bebidas

PGR arquiva pedido de investigação contra Moraes por suposto uso indevido de avião da FAB

TRE rejeita recurso e eleição suplementar em Paranhos acontece sem Dr. Jorge

Músico que bateu na namorada com bebê no colo é solto novamente pela Justiça

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante da morte de Marielle, pede prisão domiciliar
