Menu
Menu
Busca quinta, 05 de março de 2026
Gov Dá para chegar lá - Fev25
Justiça

"Medida extrema", diz MPF ao ser contra prisão de desembargadores do TJMS

Ministro Francisco Falcão, do STJ, afastou cinco magistrados

25 outubro 2024 - 11h36Vinícius Santos

O Ministério Público Federal (MPF) manifestou-se contrariamente ao pedido de prisão de desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), solicitado pela Superintendência da Polícia Federal. A solicitação faz parte da "Operação Última Ratio", que investiga possíveis crimes de corrupção e a venda de sentenças no TJMS. Os desembargadores citados na investigação incluem Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos, Sideni Soncini Pimentel, Sérgio Fernandes Martins, Marcos José de Brito Rodrigues, Osmar Domingues Jerônimo e Danillo Moya Jerônimo.

Embora o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, tenha reconhecido a existência de "requisitos e pressupostos" que justificariam a decretação da prisão preventiva, ele decidiu indeferir o pedido, seguindo a recomendação do MPF. O MPF argumentou que a prisão é uma "medida extrema" que, neste momento, não se justifica, pois existem outras medidas cautelares que podem alcançar os mesmos objetivos sem impor medidas 'gravosas' como à segregação. 

Conforme o MPF, a efetivação das prisões poderia comprometer o andamento das investigações. O órgão apontou que, para concluir a apuração, seria necessário um prazo exíguo que, considerando a complexidade do caso e a necessidade de análise de dados, é praticamente inviável. Além disso, o MPF ressaltou que os elementos de prova apresentados nos autos, embora robustos, não justificam a prisão neste estágio, sendo suficiente o afastamento dos servidores públicos envolvidos das suas funções.

O ministro Falcão concordou com o MPF, destacando que os crimes em investigação estão relacionados ao exercício das funções públicas pelos desembargadores. Ele determinou o afastamento dos cargos por um prazo inicial de 180 dias, com possibilidade de prorrogação. O afastamento será combinado com outras medidas cautelares, incluindo a proibição de acesso às dependências do TJMS e a proibição de contato com funcionários do Tribunal; todos devem usar tornozeleira eletrônica.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro André Mendonça e Paulo Gonet - Arte: JD1
Justiça
Ministro André Mendonça dá 'ralo' na PGR após órgão ignorar urgência na prisão de Vorcaro
Ministro Flávio Dino - Foto: Rosinei Coutinho/STF
Polícia
PF aponta corrupção na saúde de Macapá e ministro do STF afasta prefeito
Sede do CNJ -
Justiça
Magistrados que deixaram o Judiciário devem cumprir quarentena antes de advogar, diz CNJ
Viatura PCMS -
Polícia
Assassinato no Campo Nobre fica sem autoria definida e caso é arquivado
Carteira de trabalho
Justiça
Justiça do Trabalho registra aumento nos processos por assédio moral e sexual em MS
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Justiça
Homem que matou padrasto para defender a mãe pega 5 anos de prisão em Campo Grande
Menina sofria violência sexual -
Interior
Condenado por estuprar enteada tem pena diminuída em MS
Suspeito com a arma na mão
Justiça
Justiça nega liberdade a homem que matou Edson a tiros em conveniência de Campo Grande
Óculos -
Saúde
Juiz proíbe técnico em optometria de atuar sem médico e multa pode chegar a R$ 100 mil
Cadeia pública - Foto: Ilustrativa / Reprodução
Polícia
Policiais presos em cadeia na Capital enfrentam riscos em contato com detentos comuns

Mais Lidas

UPA Universitário, onde aconteceu o caso
Polícia
Menina de 9 anos morre em UPA de Campo Grande
Cadeia pública - Foto: Ilustrativa / Reprodução
Polícia
Policiais presos em cadeia na Capital enfrentam riscos em contato com detentos comuns
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça nega medida protetiva a menina que denunciou estupro de pastor em Campo Grande
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Adolescentes matam aula para encontrar homem e são abusadas sexualmente em Campo Grande