Menu
Menu
Busca quarta, 21 de maio de 2025
Justiça

MPMS quer saber como anda a fila para exames de câncer de mama em Campo Grande

Promotoria abriu inquérito para investigar a eficiência dos exames preventivos na rede pública da Capital

22 agosto 2024 - 08h00Vinícius Santos com informações do MPMS

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deu início a um inquérito civil com o objetivo de avaliar a qualidade e a eficiência dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde de Campo Grande no diagnóstico preventivo do câncer de mama. 

A investigação, publicada no Diário Oficial do MPMS nesta terça-feira (20), é conduzida pela Promotora de Justiça Daniella Costa da Silva, que responde pela 32ª Promotoria de Justiça da Capital, especializada em questões de Saúde Pública.

A promotora enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, solicitando, em um prazo de 20 dias, informações detalhadas sobre diversos aspectos do atendimento relacionado ao câncer de mama. Entre as informações requisitadas estão:

- O número total de casos de câncer de mama diagnosticados no município em 2023;

- A quantidade de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam na fila para a realização de exames e consultas preventivas;

- A existência de controle e transparência nas filas de espera;

- O cumprimento dos prazos estabelecidos pela Lei nº 12.732/2012, que determina o início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico;

- As medidas adotadas para rastrear e acompanhar os casos, garantindo a inserção de pacientes diagnosticadas nas filas prioritárias para quimioterapia e radioterapia;

- As unidades de saúde que atualmente oferecem serviços de consulta para detecção precoce do câncer de mama na capital, entre outras informações relevantes.

A investigação busca garantir que os direitos das pacientes sejam respeitados e que o atendimento oferecido pela rede pública esteja em conformidade com as normas vigentes, assegurando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado do câncer de mama, uma doença que, quando detectada em estágios iniciais, possui maiores chances de cura.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hamilton Carli -
Geral
Morre desembargador aposentado Hamilton Carli em Campo Grande
Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Justiça
Motorista que matou quatro na BR-060 tenta sair da prisão, mas TJMS nega
A condenação se deu por lesão corporal leve e injúria estando em serviço
Justiça
Justiça manda soltar acusado de assassinato em 2002 no Nova Lima por falta de provas
"Marquinho" é julgado por espancar homem até a morte na Capital
Justiça
"Marquinho" é julgado por espancar homem até a morte na Capital
Pablo Marçal vira réu por expedição ao Pico dos Marins
Justiça
Pablo Marçal vira réu por expedição ao Pico dos Marins
Idoso que matou durante briga em sinuca pega 5 anos de prisão em Campo Grande
Justiça
Idoso que matou durante briga em sinuca pega 5 anos de prisão em Campo Grande
Prefeita Adriane Lopes e sua vice Camila Nascimento
Política
AO VIVO: Justiça Eleitoral analisa recurso contra Adriane Lopes
Ueverton da Silva Macedo, o "Frescura" -
Interior
Por violar medidas e persistir em práticas ilícitas, juiz nega liberdade a "Frescura"
Título de eleitor
Justiça
TSE alerta que mais de 5 milhões de eleitores terão o título cancelado
Aparecida Graciano de Souza é acusada de homicídio qualificado -
Justiça
Mulher acusada de matar e esquartejar o marido vai ser julgada presencialmente

Mais Lidas

Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
AGORA: Motociclista sofre acidente e morre na Avenida Duque de Caxias
PM ia visitar esposa em hospital da Capital quando morreu em acidente na BR-262
Polícia
PM ia visitar esposa em hospital da Capital quando morreu em acidente na BR-262
Casal que estava na Fiat Toro morreram antes mesmo da chegada do socorro
Polícia
JD1TV: Mais de quatro horas depois, pista é liberada após acidente na BR-262
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Mulher morre ao ter corpo queimado com gasolina no Nova Campo Grande