O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Osmar Domingues Jeronymo, é um dos alvos da Operação Última Ratio, que investiga a venda de sentenças por desembargadores do Tribunal de Justiça de MS (TJMS).
A operação, deflagrada em outubro de 2024, resultou no afastamento de Jeronymo e outros investigados, incluindo os desembargadores Alexandre Aguiar Bastos, Marcos José de Brito Rodrigues, Vladimir Abreu da Silva e Sideni Soncini Pimentel, todos afastados por determinação que segue valida do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin Martins.
Conforme a Polícia Federal (PF), Osmar Domingues Jeronymo, Félix Jayme Nunes da Cunha (advogado), Diego Mova Jeronymo, Everton Barcellos de Souza e Percival Henrique de Sousa Fernandes teriam cometido diversos crimes.
A PF aponta que eles "falsificaram escrituras de compra e venda de partes da FAZENDA PAULICÉIA", localizada em Maracaju. Além disso, a investigação indica que eles praticaram "extorsão ao obrigar GERSON PIERI e seu advogado a assinar acordo".
Segue a PF, "praticaram crime de corrupção ao comprar decisões judiciais para manter a propriedade de parte da FAZENDA PAULICÉIA". Outro crime destacado pela PF é a formação de uma "organização criminosa" composta por Osmar Domingues Jeronymo, Félix Javme Nunes da Cunha, Diego Mova Jeronymo, Danillo Mova Jeronymo (servidor comissionado no TJMS) e Everton Barcellos de Souza.
Essa organização criminosa, segundo a PF, teria como objetivo "prática dos citados crimes, assim como para manter os produtos e proveitos obtidos por meio deles". A PF afirma que os elementos de prova são claros e não foram afastados pelas justificativas apresentadas pelos advogados de Jeronymo.
A PF aponta que a defesa alegou problemas de saúde para evitar depoimentos e enviaram explicações por escrito. O afastamento dos investigados segue em vigor até que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre a situação de cada um. O caso tramita sob sigilo no STF, no Inquérito 4.982.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Adolescente é socorrido após ser golpeado várias vezes com facão em Dourados

Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande

Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande

Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS

Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas

Direito de greve não é 'absoluto' e Justiça marca audiência de emergência; veja a decisão

Justiça condena Município a indenizar professora agredida em escola na Capital


Osmar Domingues Jeronymo - (Foto: Reprodução)



