No município de Fátima do Sul, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) vai fiscalizar internações involuntárias em uma clínica de tratamento para dependentes químicos. As comunicações dessas internações foram encaminhadas à Promotoria pela própria instituição.
O caso está sob responsabilidade da 2ª Promotoria de Justiça de Fátima do Sul, que instaurou procedimento administrativo para acompanhar, ao longo de 2026, as internações psiquiátricas realizadas pela clínica. A medida tem como objetivo monitorar o cumprimento da legislação e proteger pessoas em situação de vulnerabilidade.
O procedimento foi aberto após o envio das notificações de internações involuntárias. A legislação determina que o Ministério Público seja comunicado em até 72 horas nesses casos, para fiscalizar as condições de tratamento e garantir os direitos dos pacientes.
Cada situação é analisada individualmente pelo MPMS, envolvendo casos de dependência química, depressão e outras comorbidades. O acompanhamento abrange desde a admissão até a alta terapêutica.
A Promotoria também notificou a clínica para que apresente, no prazo de 20 dias, documentos como alvará sanitário, certificado do Corpo de Bombeiros e comprovação da habilitação do responsável técnico, a fim de assegurar a regularidade sanitária e jurídica da instituição.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Toffoli admite sociedade em resort, mas nega pagamentos de Vorcaro

Câmara está 'tranquila' sobre vereador investigado por violência doméstica em Glória de Dourados

Prefeitura está proibida de cobrar IPTU acima da inflação para qualquer tipo de imóvel

Por assassinato a facadas, homem pega 8 anos de prisão em Campo Grande

PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

Caso Vanessa Ricarte: Feminicídio completa um ano e mobiliza protesto por julgamento

Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados

Pagamento de IPTU de 15 mil imóveis fica suspenso até emissão de novas guias

CNJ condena desembargador de MS à aposentadoria compulsória por soltar traficante


Clínica de reabilitação - Foto: Ilustrativa / Mariana Popczyk / Min. Cidadania 



