O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) determinou, por meio de uma liminar, que a prefeita de Sidrolândia, Vanda Cristina Camilo, suspenda uma licitação no valor de R$1.441.481,22. A licitação visava à aquisição de computadores, notebooks e monitores. A decisão foi tomada pelo conselheiro Flávio Esgaib Kayatt.
A determinação do conselheiro segue uma análise da equipe técnica do TCE, que apontou várias irregularidades no processo licitatório: 1. ausência de publicação do Plano Nacional de Contratações Anual no PNCP; 2. deficiências no estudo técnico preliminar; 3. deficiências na pesquisa de preços; 4. deficiências no edital. A equipe técnica do TCE-MS destacou que essas irregularidades poderiam comprometer a competitividade do procedimento licitatório.
O conselheiro Flávio Esgaib Kayatt enfatizou a importância da verificação do preço de mercado para garantir que o resultado da licitação seja vantajoso para a administração pública. Ele afirmou que a situação encontrada nos autos demonstra uma fragilidade na obtenção e comprovação do preço de referência, o que pode resultar em uma contratação desvantajosa e prejuízo ao erário.
"A verificação do preço de mercado é elemento indispensável para avaliar se o resultado da licitação é vantajoso para a Administração. Portanto, o encaminhamento desses documentos, bem como da metodologia para definição do preço de referência (média, mediana, valores excluídos, etc.), é imprescindível para o exercício do controle prévio. A situação encontrada nos autos demonstra uma fragilidade na obtenção e comprovação do preço de referência, causando evidente risco de contratação desvantajosa e de prejuízo ao erário", destacou o conselheiro.
Determinações - O conselheiro determinou que a prefeita de Sidrolândia, Vanda Cristina Camilo, promova a suspensão imediata e cautelar do Pregão Eletrônico nº 38/2024, na fase em que se encontrar. Além disso, foi solicitado o encaminhamento da republicação do edital ou, caso decida anular definitivamente o pregão, o envio do comprovante de anulação ao TCE-MS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TRE rejeita recurso e eleição suplementar em Paranhos acontece sem Dr. Jorge

Músico que bateu na namorada com bebê no colo é solto novamente pela Justiça

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante da morte de Marielle, pede prisão domiciliar

Motorista é condenado a 9 anos de prisão por morte em racha na Capital

MPF cobra gestão responsável e correta movimentação do Fundeb em Ladário

Reforma do muro da sede do MPMS em Campo Grande custará R$ 1,59 milhão
