Menu
Menu
Busca quinta, 26 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Justiça

TJ busca soluções para reduzir a judicialização da saúde em Campo Grande

Um Fórum Estadual com representantes dos municípios, do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública será organizado para conciliar as decisões judiciais

25 março 2025 - 10h10Vinícius Santos com informações do TJMS    atualizado em 25/03/2025 às 11h17

O Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 garante que "a saúde é direito de todos e dever do Estado", assegurada por meio de políticas sociais e econômicas que visem à redução de riscos e ao acesso universal e igualitário aos serviços de saúde. Porém, o que acontece quando o Estado não cumpre com esse dever?

Diante dessa lacuna, cidadãos têm buscado o Poder Judiciário para garantir tratamentos e procedimentos médicos, o que resultou no aumento da "judicialização da saúde", como é chamada essa prática. Para enfrentar essa situação, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) tem procurado medidas para reduzir as ações judiciais relacionadas à saúde, começando pela capital, Campo Grande.

Na tarde desta segunda-feira (24), o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, se reuniu com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), para discutir o problema. A prefeita relatou que a saúde pública da cidade enfrenta um cenário de quase colapso, similar à situação de muitos municípios do interior do estado, com altos custos das cirurgias determinadas por decisões judiciais.

Durante a reunião, foi proposta a criação de um Fórum Estadual sobre a Judicialização da Saúde, visando reunir representantes dos municípios, Governo do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública e Judiciário. O evento, ainda em fase de planejamento, discutirá soluções que conciliem as decisões judiciais com as limitações orçamentárias dos municípios, garantindo atendimento à população sem comprometer a sustentabilidade financeira dos serviços de saúde.

O desembargador Pavan reconheceu a relevância do debate, “Nosso objetivo é sempre buscar a melhor forma de garantir o acesso à saúde sem comprometer a capacidade de gestão dos entes públicos”, finalizou. 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Argemiro Ribeiro da Silva - Assassinado em 2022
Justiça
Promotora quer júri popular de irmãos que mataram idoso a pauladas na Capital
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Justiça
MP impõe sigilo obrigatório nas negociações de acordos em casos de improbidade
Foto: Ilustrativa -
Interior
MP dá prazo de 120 dias para Aral Moreira implantar Programa Família Acolhedora
Óculos -
Justiça
Técnico em optometria é proibido pela Justiça de atuar sem supervisão médica na Capital
Giancarlo Josetti Sandim, o Gian Sandim -
Justiça
Com contas desaprovadas, Gian Sandim é obrigado a devolver R$ 185 mil ao Tesouro
CREAS de Angélica terá atendimento fiscalizado pela Promotoria
Interior
CREAS de Angélica terá atendimento fiscalizado pela Promotoria
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Justiça
Prefeitura pede na Justiça suspensão do reenquadramento da saúde por impacto financeiro
STF não tem data para novo julgamento
Cidade
Câmaras Municipais não têm poder para rever decisões dos Tribunais de Contas, decide STF
Motorista João Vítor Fonseca Vilela -
Justiça
Promotora diz que estudante assumiu risco de matar e defende júri popular
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP investiga Câmara de Ribas após empenho de meio milhão em verbas indenizatórias

Mais Lidas

JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Internacional
JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Polícia
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
João Augusto Borges e sua filha, Sophie Eugênia Borges, de 10 meses, morta por ele
Polícia
JD1TV: Câmeras flagraram assassino queimando os corpos da esposa e da filha de 10 meses
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto
Polícia
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto