Menu
Menu
Busca segunda, 14 de julho de 2025
Justiça

TJMS assina acordo para melhor efetividade na aplicação de medidas protetivas

Pacto garante que efetivo policial capacitado seja designado para acompanhamento das vítimas no cumprimento das decisões em favor de vítimas de violência doméstica

18 março 2025 - 18h09Pedro Molina

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) firmou, na manhã desta segunda-feira (17), um Acordo de Cooperação Técnica para garantir maior efetividade às medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.

O pacto garante que seja designado efetivo policial para capacitação e posterior acompanhamento das vítimas no cumprimento das medidas protetivas e nos casos de afastamento do lar, garantindo maior segurança para as vítimas de violência contra a mulher.

O presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou para a parceria inédita, a primeira de seu tipo no Brasil. “Pelo que temos conhecimento, nenhum estado formalizou convênio entre os poderes e demais órgãos públicos visando um conjunto de ações que poderão tornar essa rede de proteção à mulher ainda mais eficiente”, comentou.

A primeira ação já foi discutida durante a assinatura do termo de cooperação, e consiste na indicação de 42 policiais militares que serão treinados pelo Poder Judiciário estadual para integrarem equipe responsável pelo cumprimento de mandados em casos de violência doméstica.

“Ao receberem o mandado, atuem como se fossem um oficial de justiça ad hoc, ou seja, nomeados apenas para aquele ato específico. Assim, poderão acompanhar a mulher da delegacia até sua residência, permitindo que ela retire seus pertences ou garantindo o afastamento do agressor, dependendo do tipo de medida deferida pelo juiz da vara de violência doméstica”, explicou Pavan, destacando as funções a serem cumpridas pelos agentes.

O governador Eduardo Riedel apontou que o Estado “tem desafios significativos”, mas destaca o progresso ao criar “uma rede de proteção robusta, com delegacias e salas especializadas, para enfrentar esses problemas”.

“O apoio e o compromisso das instituições envolvidas, como o Ministério Público, a Defensoria e o Tribunal de Justiça, são fundamentais para que possamos avançar nesse processo de proteção e acolhimento”, disse o governador.

A desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, foi designada pelo Tribunal de Justiça como representante institucional encarregada de coordenar a execução do acordo.

O vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, foi designado pelo Executivo sul-mato-grossense para coordenar os trabalhos.

Esse pacto envolve, além do TJ, o Governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), da Polícia Civil e da Polícia Militar, e terá duração de cinco anos a partir da data de assinatura.

O documento também define normas para garantir a segurança das informações sensíveis, trazendo uma camada extra de proteção das vítimas e a confidencialidade dos processos.

Também foi assinado um termo de cooperação entre o governo estadual e o município de Campo Grande para o gerenciamento da Casa da Mulher Brasileira.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem se livra da prisão após recontagem de pagamento de pensão alimentícia
Justiça
Homem se livra da prisão após recontagem de pagamento de pensão alimentícia
Motorista João Vítor Fonseca Vilela -
Justiça
Juiz manda estudante a júri popular e marca data de julgamento por morte de corredora
Viatura Polícia Militar
Justiça
Sargento da PMMS é condenado por não atender ocorrência de perturbação do sossego
Adriano Ribeiro Espinosa, o
Justiça
Promotora quer júri popular para homem que matou três pessoas queimadas na Capital
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP investiga lei de 2012 que deu nome de professora viva a escola em Itaquiraí
Governador Eduardo Riedel
Política
Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda criação de comitê e plano de proteção à infância em Aquidauana
Pastor Gilson Breder  -
Justiça
Morre aos 72 anos o pastor Gilson Breder, da Primeira Igreja Batista de Campo Grande
Imagem de dinheiro
Justiça
Relação amorosa simulada com fins financeiros configura estelionato, define STJ
Imagem Ilustrativa do INSS -
Justiça
Por descontos indevidos, Unsbras é condenada a indenizar pensionista em R$ 8 mil em MS

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande