O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) implantou seu 3º Núcleo de Justiça 4.0, com o objetivo de acelerar o julgamento de ações de usucapião. A iniciativa faz parte da gestão do presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, e visa modernizar e aprimorar os serviços judiciais.
O novo núcleo foi idealizado a partir de uma solicitação da Defensoria Pública Estadual, representada pelo defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, e pela defensora pública Regina Célia Rodrigues Magro. A criação do núcleo é uma resposta à necessidade de maior eficiência na tramitação de processos de usucapião.
Com funcionamento previsto para um ano, o núcleo será composto por três juízes responsáveis por proferir despachos, decisões e sentenças em processos relacionados. Os casos serão distribuídos de forma equânime e aleatória entre os juízes. As partes envolvidas podem optar por tramitar seus processos neste novo núcleo, embora o demandado tenha a opção de se opor a essa escolha.
O desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, coordenador do Programa Lar Legal, elogiou a iniciativa, ressaltando que ela proporcionará maior celeridade e efetividade na resolução de conflitos de usucapião.
Os Núcleos de Justiça 4.0 operam de maneira totalmente digital e remota, eliminando a necessidade de deslocamento físico para o fórum. A tramitação dos processos ocorre por meio do Juízo 100% Digital, que utiliza videoconferências e outros recursos tecnológicos para a movimentação dos casos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pablo Marçal vira réu por expedição ao Pico dos Marins

Idoso que matou durante briga em sinuca pega 5 anos de prisão em Campo Grande

AO VIVO: Justiça Eleitoral analisa recurso contra Adriane Lopes

Por violar medidas e persistir em práticas ilícitas, juiz nega liberdade a "Frescura"

TSE alerta que mais de 5 milhões de eleitores terão o título cancelado

Mulher acusada de matar e esquartejar o marido vai ser julgada presencialmente

"Rei da Fronteira", é transferido para hospital em São Paulo

Jamilson se defende na ação movida por Jamilzinho sobre bens da família Name

Primeira Turma do Supremo julga Núcleo 3 da trama golpista nesta terça
