"Deram vida à escola, mesmo no anonimato". Foi com esse reconhecimento que o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, celebrou a entrega da reforma da Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos, no Bairro Cophavilla II, em Campo Grande, nesta segunda-feira (12).
A revitalização foi realizada por 25 reeducandos do regime semiaberto, por meio do programa “Revitalizando a Educação com Liberdade”, que já transformou 16 unidades escolares em todo o estado.
Idealizado pelo juiz Albino Coimbra Neto, o projeto tem como base o uso de recursos oriundos do desconto de 10% nos salários dos detentos que trabalham legalmente em Campo Grande.
O montante arrecadado é destinado à compra de materiais, enquanto a mão de obra é dos próprios presos, que passam por capacitação técnica promovida pelo Senai.
Com um investimento de R$ 650 mil e duração de cinco meses, a obra contemplou melhorias estruturais, elétricas, hidráulicas, além de pintura, jardinagem e a implantação da “Hortinha da Esperança”, espaço pedagógico criado em parceria com o Senar/MS para uso da comunidade escolar.
A diretora da escola, Gigliola Vicente, destacou que a unidade foi a primeira a receber a intervenção do projeto há mais de uma década e, agora, volta a ser beneficiada. “Essa reforma modernizou os ambientes e ainda trouxe novas conquistas que não estavam no plano inicial”, afirmou.
Entre elas, a instalação de uma estufa e de um sistema de irrigação automatizado para a horta, fruto de economia gerada durante o processo.
O vice-governador José Carlos Barbosa elogiou a qualidade da reforma, classificando-a como “a reconstrução de uma escola”, e ressaltou que o projeto planta “sementes de esperança” tanto para os estudantes quanto para os reeducandos envolvidos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MS tem oito foragidos incluídos na nova "lista vermelha" criada pelo Ministério da Justiça

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes


Entrega da escola nesta segunda-feira (12) (Reprodução/TJMS)



