Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Justiça

Vereador condenado por racismo queria acordo e tentou barrar julgamento no TJMS

Rafael Tavares (PL) tentou forçar um acordo com o MPMS e, além disso, sua defesa chegou a impetrar um mandado de segurança para retirar o processo da pauta de julgamento

02 maio 2025 - 11h00Vinícius Santos

Condenado por incitação ao racismo nas redes sociais, o vereador de Campo Grande, Rafael Brandão Scaquetti Tavares (PL), tentou fechar um acordo com o Ministério Público e também buscou suspender o julgamento do recurso que tramitava no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Nenhuma das tentativas teve sucesso.

A condenação, mantida pelo TJMS no último dia 29 de abril, foi de 2 anos, 4 meses e 15 dias de reclusão, em regime aberto, além de 53 dias-multa. O processo foi movido pela 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, com base em uma postagem feita por Tavares durante o período eleitoral de 2018, na qual ele escreveu, entre outros trechos, sobre “limpeza étnica” e perseguição a minorias.

A defesa do parlamentar solicitou a aplicação do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), alegando que o Ministério Público deveria ter oferecido esse benefício. O pedido foi rejeitado pelo TJMS, com base em decisões do STF e do STJ que já firmaram entendimento de que crimes raciais não admitem esse tipo de acordo.

Antes do julgamento da apelação, a defesa também entrou com mandado de segurança, pedindo a suspensão da sessão de julgamento. No entanto, o pedido foi considerado sem efeito, pois a 2ª Câmara Criminal do TJMS já havia julgado o recurso.

Na decisão, o relator do caso, desembargador José Ale Ahmad Netto, foi claro: “Práticas ou atos que constituam crime de racismo não estão abarcados pela liberdade de expressão”. Ele ainda citou que “o preceito fundamental de liberdade de expressão não consagra o direito à incitação ao racismo”.

Com isso, a sentença de primeiro grau foi mantida na íntegra.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

 

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Indígenas seguem acompanhando o julgamento que se arrasta durante o ano
Justiça
STF retoma julgamento do marco temporal na segunda-feira
Imagem de dinheiro
Justiça
Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia
Fachada UPA
Saúde
"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande
Casal em 2023 durante a prisão -
Justiça
Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS
Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário
Justiça
Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário
Dinheiro /
Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Justiça
STF avalia transferir Bolsonaro para a Papudinha após queixas sobre cela da PF
Vítimas morreram dentro do imóvel
Justiça
Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Indígenas não aceitam o marco temporal
Justiça
STF deixa votação do marco temporal para ano que vem

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira