Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Meio Ambiente

Governo de MS faz de queima prescrita para proteger parque e propriedades no Pantanal

A ação visa reduzir a quantidade de biomassa para minimizar os riscos causados pelo fogo

10 abril 2025 - 08h54Brenda Assis

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul iniciou a queima prescrita no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. A ação de queima preventiva como forma de preparação da área para a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2025.

A unidade de conservação, que tem 78,3 mil hectares e fica nos municípios de Aquidauana e Corumbá, é a primeira, localizada na região pantaneira, que recebe o emprego de técnicas do MIF (Manejo Integrado do Fogo), em antecipação aos incêndios florestais previstos para este ano.

A atividade reduz a quantidade de biomassa para minimizar os riscos causados pelo fogo. “Caso um incêndio tenha início no parque, por algum motivo, e entre em propriedades particulares do entorno, e o oposto também. A proposta do Manejo Integrado do Fogo, nesta ação de queima prescrita, tem intenção de formar mosaicos nos quais, e caso o incêndio entre a intensidade dele é diminuída, facilitando o combate e o controle dessas chamas", explicou o subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, major Eduardo Teixeira.

O esforço para preservar a área de proteção ambiental teve início no domingo (6) e segue até a próxima semana, com 42 pessoas envolvidas, entre bombeiros e servidores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de representantes do Ibama/Prevfogo, Ongs (Organizações não governamentais) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Toda a operação no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro é realizada de forma gradual e monitorada, para garantir a segurança de todos e também que os animais possam sair para áreas seguras.

Proteção ambiental - Antes da queima prescrita, entre os dias 3 e 5 de abril, foi realizada uma ação coordenada pelo Instituto Terra Brasilis, com financiamento do Ministério do Meio Ambiente, do Fundo Global para o Meio Ambiente e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A iniciativa incluiu treinamento de peões, gerentes e proprietários de fazendas da região, com o compartilhamento de boas práticas de manejo do fogo. 

"Está sendo feita com base em estudos de especialistas, com apoio de universidades, escolas e instituições que vêm se dedicando profundamente ao tema. Acredito que será de grande valor para toda a região. O objetivo é justamente prevenir os incêndios de grande proporção que, infelizmente, acontecem todos os anos", disse Fernando Zanata, proprietário de uma fazenda próxima ao parque.

Tecnologia - Com uso de tecnologia, a técnica de queima prescrita é aprimorada e cada vez mais eficiente na prevenção de grandes incêndios florestais. "Utilizamos uma estação meteorológica portátil para medir a velocidade do vento, a umidade do ar e a temperatura. Esses dados são fundamentais para garantir o uso seguro do fogo, com o menor impacto possível à fauna e à flora", disse o tenente Alexandre Araújo, engenheiro ambiental da DPA.

Além dos sensores portáteis, os bombeiros usam aplicativos de navegação para traçar rotas e orientar as equipes em campo. Também fazem uso de drones, que oferecem uma visão aérea estratégica das áreas de atuação. 

Os veículos usados nas ações no Pantanal são especialmente adaptados para atuação na área, entre eles está o caminhão 'auto bomba', projetado para atuar em terrenos acidentados. Com capacidade para armazenar aproximadamente 7 mil litros de água, o veículo abastece outras viaturas e combate diretamente as chamas. Um dos diferenciais é a possibilidade de dispersão de água enquanto o caminhão se move lentamente. Outro recurso Lança um jato em forma de leque com raio de aproximadamente 5 metros, criando uma linha de combate segura.

A iniciativa contou com o apoio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Pedl (Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração), Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal), ITB (Instituto Terra Brasilis), Wetlands Internacional Brasil, a Fibracon (Consultoria e Projetos Ambientais), a Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) e PMA (Polícia Militar Ambiental).

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reprodução /
Meio Ambiente
MPMS acompanha recuperação de nascente no Bairro Tiradentes
Carta final está sendo finalizada
Meio Ambiente
Rascunho de carta final na COP30 tem propostas para limitar aquecimento
COP-30 está acontecendo no Brasil
Meio Ambiente
Brasil recebe doação de US$ 300 milhões para plano de saúde climática
Lula durante o discurso na COP30
Meio Ambiente
Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30
O embaixador André Corrêa do Lago
Meio Ambiente
Carta final de cúpula pede que Belém seja início de novo ciclo de ação
Bruno é pescador esportivo
Meio Ambiente
Piracema é importante, mas pesque e solte pode se tornar uma tendência
Documentário denuncia mortes de animais na BR-262 e alerta para riscos no Pantanal
Meio Ambiente
Documentário denuncia mortes de animais na BR-262 e alerta para riscos no Pantanal
Lula citou a guerra na Ucrânia
Meio Ambiente
Lula diz que gasto com armas vai causar "apocalipse climático"
Lula abriu o encontro sobre o clima em Belém
Meio Ambiente
É momento de levar a sério os alertas da ciência, diz Lula na Cúpula
Lula estará presente no evento COP-30
Meio Ambiente
Em Belém, Lula abre Cúpula do Clima nesta quinta-feira

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande