Em Bonito, destino conhecido pelo ecoturismo, o Polo Sebrae de Ecoturismo iniciou a implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos com meta de obter a certificação Lixo Zero. A ação faz parte de uma estratégia do Sebrae/MS voltada à sustentabilidade no setor.
O trabalho começou com um diagnóstico sobre a geração e o descarte de resíduos no prédio. A partir disso, foram implantadas medidas como separação por tipo de material, reorganização dos pontos de descarte e capacitação de funcionários e terceirizados para triagem e pesagem dos resíduos.
Segundo o gerente regional do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, a iniciativa busca alinhar prática e proposta do espaço. “Estamos em um polo de ecoturismo e isso exige coerência entre discurso e prática ambiental. Agora estruturamos esse processo para buscar a certificação e também levar esse modelo para outras unidades”, afirmou.
A certificação Lixo Zero prevê reduzir ao máximo o envio de resíduos para aterros ou incineração. A meta é desviar pelo menos 90% do material, com ações como redução, reutilização, reciclagem, compostagem e logística reversa.
Atualmente, o Polo já alcança cerca de 86% de desvio de resíduos do aterro. Para chegar à certificação, é necessário atingir o mínimo de 90%.
O processo tem apoio da consultoria Ciclo Azul, responsável por orientar a implantação. O sistema inclui separação por categorias, coleta por setor, triagem, pesagem e encaminhamento para destinação adequada. Os dados são registrados para controle e acompanhamento dos resultados.
A iniciativa segue diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prioriza a redução e o reaproveitamento de materiais.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casal acaba na delegacia por descartar lixo em terreno na Capital

Juruva vira ave símbolo da Mata Atlântica em MS e reforça ações de conservação

Justiça condena empresa por danos ambientais e manda regularizar depósito irregular

COP15 termina em Campo Grande com mais de 40 espécies protegidas

COP15 promove conexão entre povos e territórios

COP15 aprova maior proteção de bagres gigantes da Amazônia e ariranhas

Elefante-marinho volta a ser avistado no litoral alagoano

Registro raro de ave migratória e turismo de observação ganham destaque na COP15 em MS

Bonito vai sediar a primeira vara ambiental com foco no Pantanal


Polo Sebrae de Ecoturismo, localizado na Unidade Regional do Sebrae/MS em Bonito (Divulgação)



