Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Polícia

Ministro do STF determina quebra de sigilo bancário de deputados bolsonaristas

Por decisão do STF, a Polícia Federal está cumprindo 26 mandados de busca e apreensão

17 junho 2020 - 09h51Gabriel Neves, com informações do G1    atualizado em 17/06/2020 às 10h11

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra dos sigilos bancários de dez deputados e um senador bolsonaristas. São os seguintes:

Alê Silva, deputada (PSL-MG); Aline Sleutjes, deputada (PSL-PR); Arolde de Oliveira, senador (PSD-RJ); Bia Kicis, deputada (PSL-DF); Carla Zambelli, deputada (PSL-SP); Caroline de Toni, deputada (PSL-SC); Daniel Silveira, deputado (PSL-RJ); General Girão, deputado (PSL-RN); Guiga Peixoto, deputado (PSL-SP); Junio Amaral, deputado (PSL-MG); Otoni de Paula, deputado (PSC-RJ).

De acordo com o site G1, a determinação faz parte do conjunto de medidas adotadas para identificar financiadores de manifestações antidemocráticas que pediam fechamento do Supremo, do Congresso e intervenção militar.

Um inquérito aberto no STF pelo ministro Alexandre de Moraes a pedido da Procuradoria Geral da República investiga a organização dessas manifestações.

Na manhã desta terça-feira (17), por decisão de Moraes, a Polícia Federal começou a cumprir 26 mandados de busca e apreensão contra 21 pessoas, entre as quais empresários, blogueiros, youtubers e um deputado, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina.

Pela manhã, dentre os 26 mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, a Polícia Federal cumpriu um no gabinete do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), um dos principais defensores do presidente Jair Bolsonaro na Câmara.

Os investigadores fizeram o chamado "espelhamento" das informações de computadores do escritório.

A PF ainda localizou três computadores com aplicativos que inviabilizavam a cópia do material. Diante da situação, os agentes levaram dois computadores que seriam do deputado e um do chefe de gabinete.

A PF busca e-mails de todos os funcionários do gabinete que possam indicar eventual participação em uma rede de estruturação e financiamento dos atos antidemocráticos.

Parlamentares envolvidos

O site G1 conversou com os parlamentares, veja o que eles disseram ao site, sobre a decisão de Moraes:

Alê Silva - "Não recebi nenhuma notificação, nenhuma informação oficial e jamais imaginaria, jamais seria capaz de supor que meu nome estivesse envolvido em qualquer tipo de investigação. Eu sou uma pessoa muito simples, vivo à margem de todas essas questões. Não devo nada a absolutamente ninguém. Por mim, podem virar minha conta bancária, se é que estão fazendo isso, eu até agora não estou sabendo de nada, volto a dizer. Fiquei sabendo através da imprensa. Se tiverem quebrando meu sigilo bancário, para mim não tem problema nenhum, estou supertranquila, minha consciência está supertranquila."

Aline Sleutjes - "Não fui notificada em relação a minha quebra de sigilo, inclusive, fiquei sabendo neste momento por meio de notícias na imprensa. Todavia, estou à disposição para colaborar com a justiça, e reitero meu compromisso com o trabalho sério e transparente, respeitando, acima de tudo, a Democracia é a Constituição. Nunca apoiei ou participei de movimentos anti democráticos, e não financiei nenhuma organização que fomenta tais atitudes."

Arolde de Oliveira - O senador afirmou que não foi notificado, soube da decisão pela imprensa e não sabe dizer do que se trata.

Bia Kicis - "Mesmo c/ dengue e recomendação médica de repouso, estou há horas recebendo ligações de jornalistas pedindo minha manifestação sobre uma quebra de sigilo bancária por ordem do min @alexandre da qual não fui notificado. Se é real, como a imprensa sabe e eu e meus advogados não?"

Carla Zambelli - "A assessoria de imprensa da deputada federal Carla Zambelli esclarece que a defesa da parlamentar não foi intimada a respeito de suposta quebra de sigilo bancário da deputada, não sabendo sequer em qual procedimento a referida decisão pode ter sido ultimada. Carla Zambelli afirma que 'se alguém espera encontrar algo que me comprometa, terá uma grande decepção'. "Reforçamos que a parlamentar está, como sempre esteve, à disposição das autoridades."

Carolina de Toni - "Tive conhecimento pela imprensa da quebra do meu sigilo bancário e de mais 10 deputados.Não há qualquer nenhum fato ou fundamento jurídico que a justifique. Não tenho mais dúvida de que estamos vivendo num estado de exceção. Minha opinião, se é que posso ter uma, a ordem democrática foi rompida. Parte-se de um inquérito ilegal, para calar a direita. Se se pode quebrar sigilo e imunidade dos parlamentares, o q não farão aos cidadãos comuns? Quem está promovendo uma ruptura na democracia brasileira?"

Daniel Silveira - O deputado Daniel Silveira informa que não vê problema na quebra do sigilo, mas enxerga um problema na motivação totalmente ideologica no ministro do STF. Disse tbm que espera que a Constituição seja respeitada.

General Girão - "A assessoria de comunicação informa que, por intermédio da imprensa, o Deputado Federal General Girão (PSL/RN) tomou conhecimento que teve seu sigilo bancário quebrado, por determinação do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Até o momento, o Deputado não recebeu qualquer notificação oficial a respeito e buscará todas as medidas cabíveis para se contrapor a um ato que configura mais uma atitude de arbitrariedade e totalitarismo - inconcebível e incompatível com o Estado Democrático de Direito - que agride frontalmente o art.53 da Constituição Federal: os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos".

Guiga Peixoto - O deputado federal Guiga Peixoto informa que foi surpreendido com a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes da quebra de seu sigilo. O parlamentar não tem conhecimento do teor da investigação e só se manifestará quando tiver acesso aos autos do inquérito.

Junio Amaral - "Mais uma vez eu estou sabendo a partir da imprensa apenas. Direitos e garantias fundamentais assegurados, com exceção daqueles que são apoiadores do presidente Bolsonaro. Se você se dispõe nesse sentido publicamente e tem algum tipo de influência, pode ter certeza que a intenção é intimidar você. Eu não fui notificado de nada, não tenho nenhuma informação oficial acerca disso. [...] A única coisa que eu financiei recentemente é o meu apartamento. Eu não tenho mais financiamento de absolutamente nada. E ainda que fizesse doações para manifestações, é direito meu."

Otoni de Paula - "Os ministros do STF atuam para tentar atingir todos aqueles que defendem o presidente Jair Bolsonaro. Não cometi nenhuma irregularidade e nenhum ato antidemocrático. A quebra dos meus dados bancários vai mostrar aos ministros do STF que não tenho nada a esconder, minha vida é pautada pela legalidade."

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Idoso morre após cair e bater a cabeça em hospital da Chácara Cachoeira
Polícia
Idoso morre após cair e bater a cabeça em hospital da Chácara Cachoeira
Funcionária de garagem some com carro de cliente em Nova Andradina
Polícia
Funcionária de garagem some com carro de cliente em Nova Andradina
Hospital Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Mulher morre 53 dias depois de ser atropelada em Campo Grande
Jovem morre em confronto com a PM após bater na esposa e nos vizinhos em Corumbá
Polícia
Jovem morre em confronto com a PM após bater na esposa e nos vizinhos em Corumbá
Associação criminosa que arrombava e furtava casas no Carandá e na Vila Almeida é pega
Polícia
Associação criminosa que arrombava e furtava casas no Carandá e na Vila Almeida é pega
Boliviano que se envolveu em colisão frontal na estrada Bioceânica morre no hospital
Polícia
Boliviano que se envolveu em colisão frontal na estrada Bioceânica morre no hospital
Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul
Polícia
Homem mata cachorro da família com enxadada na cabeça e é preso em Chapadão do Sul
Caso foi registrado na delegacia de Corumbá
Polícia
Enxadadas e socos: Vizinhos brigam no meio da rua em Corumbá
Por sorte, ninguém se feriu na ação
Polícia
Ônibus de transporte coletivo é apedrejado próximo de praça em Dourados
A vítima faleceu ainda no local do acidente
Polícia
Criança de 5 anos morre ao ter cabeça esmagada durante acidente na BR-262

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'
Foto: Câmara Municipal
Política
Claudinho Serra desmente renúncia