O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) investiga dois casos de degradação ambiental no Bioma Pantanal, em Corumbá, envolvendo desmatamento sem autorização e uso irregular do fogo em período proibitivo. Ao todo, mais de 64 hectares de área nativa foram afetados.
O primeiro caso apura o incêndio de 9,29 hectares de vegetação nativa em um lote do Assentamento Taquaral, ocorrido entre os dias 18 e 26 de dezembro de 2024, período em que o uso do fogo estava proibido por portaria do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
A área degradada foi identificada pelo Programa Pantanal em Alerta e confirmada por imagens de satélite, laudos técnicos do Núcleo de Geotecnia e Núcleo Geoambiental (Nugeo), da Polícia Militar Ambiental (PMA) e da Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP).
O proprietário do lote foi autuado e multado em R$ 10 mil por infração ambiental, com base na Lei nº 9.605/98 e no Decreto nº 6.514/08. Embora não tenha sido comprovado dolo ou culpa, o MPMS apontou responsabilidade civil objetiva pelo risco integral e determinou medidas de prevenção e reparação ambiental. A área foi embargada e o caso encaminhado à Polícia Federal (PF) para investigação criminal.
O segundo procedimento envolve a supressão vegetal de 55,38 hectares em uma fazenda também localizada em Corumbá. O desmatamento foi detectado por imagens de satélite e confirmado por fiscalização do Imasul, que lavrou auto de infração e aplicou multa de R$ 56 mil ao responsável.
A propriedade foi embargada, e o proprietário foi notificado a apresentar documentação como matrícula no Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), Plano de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (Prada) e licenças ambientais. Ele também deve informar interesse em firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
O MPMS requisitou à Polícia Federal a instauração de inquérito policial para apurar possível crime ambiental. As investigações seguem em andamento, com foco na reparação dos danos, prevenção de novas ocorrências e eventual responsabilização civil, administrativa e penal dos envolvidos.
Número dos autos no MPMS: 06.2025.00000475-7 / 06.2025.00000667-7.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO: Armado com faca e nu, homem invade casa de professora no Monte Líbano

Polícia Militar apreende 47 kg de cocaína e desativa laboratório de refino em Três Lagoas

Adolescente de 15 anos morre ao ser atropelado em Dourados

VÍDEO: Homem morre após ser atingido por barra de supino em academia

Motociclista morre dias após ser atingido por carro em Bataguassu

Pai e filho de 9 anos ficam feridos durante acidente em Dourados

Homem é preso após ameaçar família e disparar arma de fogo em Corumbá

Briga em clínica de reabilitação vai parar na delegacia em Campo Grande

Sem respeitar placa de 'Pare', motorista bate em viatura da Polícia Civil em Campo Grande


Desmatamento - (Foto: Divulgação / MPMS)



