Menu
Menu
Busca quarta, 18 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Polícia

Em MS, PF deflagra "Operação Planum" na capital e Fátima do Sul

Operação também acontece no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Goiás

29 novembro 2018 - 08h39Da Redação com Assessoria    atualizado em 29/11/2018 às 08h44

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil deflagram nesta quinta-feira (29), a "Operação Planum", de combate ao tráfico internacional de drogas, à lavagem de dinheiro e aos crimes contra o sistema financeiro nacional, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Estão sendo cumpridos seis mandados em Campo Grande e um em Fátima do Sul.

Cerca de 200 policiais federais cumprem mandados de prisão contra 21 pessoas, mandados de busca e apreensão em 40 endereços e ordens judiciais para sequestro e bloqueio de imóveis, fazendas, aeronaves, embarcações, veículos e contas bancárias, estimados em mais de 25 milhões de reais.

O inquérito policial foi instaurado em junho de 2017 para apurar o envio de cocaína da Bolívia para o Rio Grande do Sul. Com o desenvolvimento das investigações, a PF identificou que aviões partiam de MS para serem carregados com grande quantidade de cocaína, em média 500 quilos, na Bolívia e seguiam até o RS, onde pousavam em fazendas adquiridas pela organização criminosa. Posteriormente, a droga seguia por via rodoviária para outros estados e permanecia em depósitos até ser despachada para a Europa através de portos brasileiros.

Uma das apreensões ocorreu no terminal portuário de Navegantes (SC), em 06 de maio de 2016, quando 811 quilos da droga, escondidos em blocos de granito, foram localizados pela Receita Federal em contêineres que seriam despachados para a Espanha. Em outra apreensão, em 23 de junho deste ano, a PF flagrou 448 quilos da droga escondidos em um bloco de concreto, em um caminhão que trafegava pelo município de Unistalda (RS). Até o momento, foi possível comprovar o volume de 2,2 toneladas de cocaína que foram enviadas ou que seriam despachadas do Brasil para a Europa pelo grupo criminoso.

Análise de dados bancários e fiscais e informações compartilhadas pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, após a prisão de um narcotraficante e de alguns dos investigados na "Operação Planum" em uma residência no município de Tramandaí (RS), em 10 de agosto de 2017, possibilitaram o rastreamento do fluxo financeiro do grupo criminoso, indicando a utilização de doleiros em SP para o pagamento das transações do tráfico de drogas no exterior.

A investigação aponta para um banco informal responsável pela lavagem de dinheiro oriundo de diversos crimes, além do tráfico de drogas, como contrabando e outros ilícitos. A movimentação dessa instituição financeira clandestina foi de aproximadamente 1,4 bilhão de reais nos últimos três anos. A investigação já rastreou cerca de 90 empresas de fachada e 70 pessoas empregadas como "laranjas" do grupo para a operacionalização da lavagem de dinheiro e operações de câmbio ilegais.

Os crimes investigados na "Operação Planum" são organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Marcas no corpo da criança - Foto:WhatsApp / JD1
Polícia
Criança é surrada pelo próprio pai; mãe busca proteção na Polícia Civil em Campo Grande
Mulher morre e mais 113 pessoas vão parar no hospital após comerem pizza
Polícia
Mulher morre e mais 113 pessoas vão parar no hospital após comerem pizza
Os objetos foram recuperados pelas autoridades
Polícia
Homem é preso após furtar crucifixos em cemitério
Imagem Ilustrativa
Polícia
Jovens têm celulares roubados durante assalto no Monte Castelo
Casa onde aconteceu o confronto
Polícia
Dois dos três mortos em confronto com a PM em Coxim são identificados
Imagem Ilustrativa
Polícia
Jovem recusa convite de 'date' com mulher e acaba sendo esfaqueada em Campo Grande
Drogas estavam no carro, um Corsa
Polícia
Suspeito é preso com quase 750 kg de drogas após perseguição em Sidrolândia
Homem é encontrado morto em calçada do Centro de Campo Grande
Polícia
Homem é encontrado morto em calçada do Centro de Campo Grande
Armas e munições foram apreendidas no local
Polícia
Confronto com a PM que deixou três mortos em Coxim começou após denúncia de tiros
Delegacia de Polícia Civil de Paranhos
Polícia
Idoso morre ao ser atropelado enquanto arrumava ônibus em Paranhos

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Primeiro atendimento aconteceu neste sábado no Tarsila de Amaral
Geral
Caravana da Castração segue com atendimentos gratuitos na Capital