Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Polícia

PF prende traficante internacional de drogas durante "Operação Aplique"

14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo e Campo Grande

23 abril 2019 - 15h15Graziella Almeida, com informações da Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (23), como parte da "Operação Aplique", uma pessoa que faz parte de um grupo que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Outros 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo e Campo Grande-MS. O preso já estava sendo monitorado e investigado desde julho de 2017 por ter enviado mulas (pessoas que transportam drogas) com cocaína para Portugal.

Segundo o delegado regional de investigação e combate a crime organizado da Polícia Federal, Marcelo Ivo de Carvalho, foram notadas coincidências entre remessas apreendidas e o envio dessas pessoas ao exterior. "A partir das investigações, descobrimos que essas mulas eram entregues em um apartamento em São Paulo. A partir da coleta de imagens, em locais onde foram feitas reuniões com essas mulas, identificamos o alvo da operação".

As pessoas que transportavam drogas eram enviadas para o exterior por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos e transportavam, em média, entre 30 e 40 kg de cocaína. "As mulas tinham características semelhantes, as drogas eram embaladas da mesma forma". Entre o grupo havia estrangeiros de nacionalidade boliviana e espanhola, um deles com condenação por tráfico de drogas, na Bolívia, e outro com mandado de prisão expedido pela Espanha.

O alvo foi preso em casa, porque havia um temor da PF de que ele fugisse do país. "A intenção era deflagar a operação de forma conjunta, mas em virtude dessa possibilidade de fuga, ele acabou sendo preso antes. Essa investigação acabou cruzando com a outra que era desempenhada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes, que acabou sendo usada para confirmar a lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas".

De acordo com o responsável pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF, Luiz Carlos Ratto Tempestini, foi feita um investigação paralela com relação à lavagem do dinheiro, na qual constatou-se movimentação financeira acima do declarado e incompatível com a atividade.

"A movimentação financeira da conta corrente foi de R$ 30 milhões em um ano e meio. A lavagem era feita por meio de salões de beleza e empresas de outros ramos".

Todos os bens em nome do preso foram sequestrados pela Justiça, ou seja, ficam indisponíveis para o titular e, posteriormente, são revertidos para a União.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Casa onde aconteceu o confronto
Polícia
Dois dos três mortos em confronto com a PM em Coxim são identificados
Imagem Ilustrativa
Polícia
Jovem recusa convite de 'date' com mulher e acaba sendo esfaqueada em Campo Grande
Drogas estavam no carro, um Corsa
Polícia
Suspeito é preso com quase 750 kg de drogas após perseguição em Sidrolândia
Homem é encontrado morto em calçada do Centro de Campo Grande
Polícia
Homem é encontrado morto em calçada do Centro de Campo Grande
Armas e munições foram apreendidas no local
Polícia
Confronto com a PM que deixou três mortos em Coxim começou após denúncia de tiros
Delegacia de Polícia Civil de Paranhos
Polícia
Idoso morre ao ser atropelado enquanto arrumava ônibus em Paranhos
Suspeito foi detido e encaminhado para a delegacia
Polícia
GCM prende suspeito de assediar adolescente em ônibus de Campo Grande
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Briga por droga termina com mulher esfaqueada nas costas no Aero Rancho
Drogas foram apreendidas
Polícia
Passageiro de carro por aplicativo é preso com 2,7 kg de droga em rodovia de MS
Depac Centro
Polícia
Homem é denunciado por importunação sexual contra vizinha em Campo Grande

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS