Na última sessão ordinária deste ano, realizada nesta quinta-feira (20) e o destaque foi o projeto de lei 275/2017, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que obriga a realização de avaliação física em academias e clubes esportivos de Mato Grosso do Sul. A matéria foi aprovada em primeira discussão.
Para isso, o parlamentar propôs alteração e acrescentou dispositivos à Lei 3.654, que estabelece normas sobre o funcionamento de pessoas jurídicas prestadoras de serviço em lutas, ginásticas, musculação, dança e natação, clubes esportivos e recreativos e obriga esses estabelecimentos a desenvolver e a orientar as atividades por profissional regularmente inscrito no Conselho Regional de Educação Física, durante todo o período de funcionamento.
A proposta determina a realização de avaliação de aptidão física, a todo participante a partir de 15 anos de idade, com validade de 12 meses. A análise deve conter anamnese completa, fatores de risco para cardiopatia, classificação de risco e sintomas e sinais sugestivos de doenças cardiovasculares e pulmonares. Podendo ainda contemplar medidas antropométricas, testes neuromotores e avaliações metabólicas, cardiorrespiratória e postural.
Ainda conforme o projeto, o profissional de educação física, regularmente habilitado, é o responsável pela aplicação da avaliação. Nos casos de eventos coletivos e em academias ao ar livre, o organizador deverá aplicar um questionário de prontidão para atividade física aos participantes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Gláucia Iunes entra com ação para assumir cadeira na Assembleia

ALEMS aprova conversão de multa leve ou média em advertência escrita; entenda

Vereadores discutem legalidade do Programa Mais Creche

Projeto que designa o Tuiuiú como ave sÃmbolo do Pantanal será votado na Assembleia

Rodolfo Nogueira é o novo presidente da Comissão de Agricultura da Câmara

JD1TV: Em meio à s crÃticas, secretária explica como funciona a Casa da Mulher Brasileira

Deputados aprovam proibição da captura do Dourado por mais 2 anos em MS

Gusttavo Lima desiste de disputar presidência do Brasil

Mudança na eleição da Mesa e novos projetos estão na pauta da ALEMS nesta quarta-feira
