Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) iniciam, nesta terça-feira (11), a votação do Projeto de Lei 281/2025, que autoriza o Poder Executivo Estadual a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A., com garantia da União, no valor de até R$ 950 milhões. A proposta, encaminhada pelo Governo do Estado, tramita em regime de urgência e deve ter a votação concluída na quarta-feira (12).
De acordo com o texto, os recursos serão destinados exclusivamente a despesas de capital, voltadas ao financiamento de projetos estratégicos de investimento previstos no Plano Plurianual (PPA) e nos orçamentos anuais do Estado. O montante também será usado na capitalização do fundo garantidor de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e no fortalecimento dos Fundos Estaduais, sendo proibido o uso em despesas correntes, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O objetivo é impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul, com foco em infraestrutura e fortalecimento de políticas públicas.
Além do projeto do Executivo, os parlamentares analisam outras três proposições na sessão ordinária. Entre elas, o Projeto de Lei 141/2025, da deputada Mara Caseiro (PSDB), que cria o Dia Estadual de Reflexão e Memória pelas Vítimas de Feminicídio, a ser celebrado em 16 de fevereiro; o Projeto de Lei 238/2025, do deputado Renato Câmara (MDB), que reconhece a Juruva (Baryphthengus ruficapillus) como ave símbolo dos domínios da Mata Atlântica; e o Projeto de Decreto Legislativo 09/2025, da Mesa Diretora, que aprova o Plano de Aplicação de Recursos do FUNDERSUL para 2025.
A sessão tem início às 9h, é aberta ao público e pode ser acompanhada ao vivo pelos canais oficiais da ALEMS.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel


A sessão tem início às 9h (Wagner Guimarães/ALEMS)



