A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pauta, nesta terça-feira (25), quatro projetos de lei que tratam de cultura, defesa do consumidor, valorização do antigomobilismo e ajustes na carreira de Medidas Socioeducativas. As propostas incluem desde a inserção de eventos no Calendário Oficial do Estado até mudanças estruturais na legislação funcional, passando por regras de transparência para prestadoras de serviços públicos.
Em redação final está o Projeto de Lei inclui a Festa de Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Batayporã, no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. Realizada anualmente na semana do dia 13 de junho, a festividade é reconhecida como manifestação cultural e patrimônio imaterial do Estado, valorizando a tradição, a história e a identidade local. PL é de autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB).
Segunda discussão
De autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB), o projeto a ser votado obriga empresas prestadoras de serviços públicos em Mato Grosso do Sul a notificarem os usuários com mínimo de 6 horas de antecedência antes de realizar ligação, religação, corte ou consumo final. A notificação pode ser por escrito, telefone ou mensagem eletrônica e visa garantir transparência e proteção ao consumidor.
Primeira discussão
De autoria do deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos), o projeto inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Dia Estadual do Antigomobilista, celebrado anualmente na semana de 5 de setembro. A proposta reconhece a importância dos veículos antigos como patrimônio cultural, incentiva o turismo, fortalece a economia local e permite parcerias do Estado com ONGs e iniciativas privadas para organizar o evento.
De autoria do governador Eduardo Riedel, o projeto altera a Lei 4.894/2016 para ajustar regras da Carreira de Gestão de Medidas Socioeducativas. A proposta impede a remoção de servidores em estágio probatório, inclui graduação de nível superior como critério de promoção, revisa exigências do art. 52-A e garante a permanência e a convalidação dos vínculos de agentes que não cumpriram o prazo para comprovação da formação.
Deixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Foto: Wagner Guimarães/ALEMS 




