A manhã desta quarta-feira (5) foi atípica na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As atividades parlamentares foram suspensas após o presidente da Casa, Gerson Claro (PP), anunciar, em plenário, a morte do filho de uma servidora. Em solidariedade, ele decidiu cancelar a sessão.
“Nós tivemos uma servidora que perdeu o filho essa noite e, prestando toda nossa solidariedade e consternação, não vamos realizar a sessão hoje”, afirmou Claro.
Com isso, as matérias que estavam na pauta da Ordem do Dia foram automaticamente transferidas para quinta-feira (6). A reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), marcada para mais cedo, também foi adiada. O deputado Junior Mochi (MDB), vice-presidente da comissão, fez o comunicado oficial e aproveitou para recepcionar um grupo de estudantes de Direito da Unigran, que visitava o Legislativo para conhecer o trabalho parlamentar. Os pareceres previstos para hoje serão lidos apenas na próxima reunião, no dia 12 de novembro.
Mesmo com as sessões suspensas, o governador Eduardo Riedel (PSDB) manteve agenda na ALEMS pela manhã. Em entrevista coletiva, após reunião com deputados na Sala da Presidência, o governador comentou medidas de contenção de gastos e o projeto que autoriza o Estado a contratar empréstimo de R$ 900 milhões.
Riedel, que estava acompanhado de Gerson Claro, Pedrossian Neto (PSD), Junior Mochi (MDB), Paulo Corrêa (PSDB) e do presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli (PSDB), disse que o momento é de “responsabilidade fiscal”, mesmo em um cenário de otimismo econômico.
“Todos acompanham as restrições fiscais, normais em qualquer ciclo. Nosso papel é defender a responsabilidade fiscal, garantindo austeridade e capacidade de investimentos, que aumentam a competitividade e atraem novas empresas. Para isso, cortes são necessários”, afirmou.
O empréstimo, segundo ele, teria prazo de 17 anos e juros anuais de 1%, e deverá financiar obras e projetos de infraestrutura. O texto foi encaminhado à ALEMS e deve ser debatido ainda neste ano.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Sessão na Alems (Foto: Wagner Guimarães)



