Menu
Menu
Busca sexta, 13 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Política

Assembleia reconhece calamidade pública em Dois Irmãos do Buriti

Estado agora já tem 48 cidades declaradas nesta situação devido a pandemia

12 agosto 2020 - 15h09Flávio Veras, com informações da assessoria    atualizado em 12/08/2020 às 15h29

Assembleia de Mato grosso do Sul reconheceu, nesta quarta-feira (12), situação de calamidade pública em Dois Irmãos do Buriti, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Outras duas matérias foram aprovadas pelos deputados estaduais.  

O reconhecimento de calamidade será promulgado no Diário Oficial Eletrônico da Casa de Leis. Com este decreto, chega a 48 o número de municípios com o estado de calamidade decretado pela Casa de Leis. 

O reconhecimento do estado de calamidade pública é previsto no artigo 65 da Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e possibilita ao município abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas de urgência. 

Segunda discussão 

Foi aprovado em segunda discussão, o Projeto de Lei 288/2019, de autoria do deputado e presidente Paulo Corrêa (PSDB), que institui o Dia do Voluntário no Estado de Mato Grosso do Sul, segue agora à sanção do Poder Executivo. 

 “Na qualidade de porta-voz da sociedade, a apresentação da presente proposição legislativa busca homenagear o altruísmo das pessoas solidárias às causas voluntárias, que geralmente demanda dispêndio gratuito de tempo, de trabalho, de energia, de amor e de talento em prol do próximo, da cidadania, do meio ambiente, do planeta e de lima sociedade mais justa e menos desigual”, afirmou o parlamentar, na justificativa do projeto. 

Também apreciado e aprovado em segunda discussão, o Projeto de Lei 291/2019, de autoria do deputado Evander Vendramini (PP), que institui a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, ainda será votado em Redação Final, pois recebeu uma emenda substitutiva integral adicionada por seu autor, durante sua tramitação.  

A semana será celebrada anualmente na semana do dia 15 de outubro e tem o objetivo de dar visibilidade à problemática da perda gestacional e neonatal, contribuindo com a sensibilização do tema dignificando o sofrimento e dando voz às famílias, entre outras ações previstas.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Barbosinha
Política
Barbosinha confirma saída do PSD e avalia filiação ao Republicanos
Foto: Divulgação
Política
PSDB organiza ato de filiação para ampliar base em Campo Grande
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
Política
Sem definir partido, Simone confirma disputa ao Senado por São Paulo
Presidente Lula
Política
Lula pode vir a Campo Grande antes de conferência da ONU sobre espécies migratórias
Deputados analisam projeto que amplia informação sobre depressão infantil
Política
Deputados analisam projeto que amplia informação sobre depressão infantil
Foto: Izaias Medeiros
Política
Câmara de Campo Grande analisa criação da Clínica da Família itinerante
A ação aconteceu na manhã de hoje
Política
Pessoas em situação de rua são encontradas morando em capelas de cemitério em Corumbá
O encontro aconteceu nesta quarta
Política
Fórum nacional reúne secretários estaduais para discutir planejamento governamental em MS
Equipamentos de monitoração eletrônica (tornozeleira) -
Política
Câmara aprova uso obrigatório de tornozeleira por agressores de mulher
Gianni Nogueira
Política
Gianni Nogueira mantém conversas políticas e não descarta mudança de partido

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande
Criança estava na rua
Polícia
Criança de 4 anos é encontrada sozinha em rua do Aero Rancho