A Executiva do União Brasil decidiu hoje (20), afastar temporariamente o deputado federal e presidente do partido, Luciano Bivar.
O afastamento provisório é resultado das ameaças contra Antônio Rueda (PE), eleito em 29 de fevereiro para comandar o partido, e seus familiares. Rueda vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), para pedir que Bivar seja investigado pelo incêndio nas casas dele e da irmã, em Pernambuco. E também pelas acusações sobre a desfiliação de deputados do Rio de Janeiro, sem consultar a Executiva do partido.
Por outro lado, Bivar disse que vai entrar com um processo por danos morais contra Rueda pelas acusações sobre os incêndios terem sido a seu mando. O deputado negou que tenha ameaçado o atual presidente, mas diz que já subiu o tom contra ele. Ele tem contestado a eleição e se recusa a aceitar o resultado.
Foram 11 votos a favor do afastamento, cinco contra e uma abstenção. O deputado participou por vídeo-chamada da reunião, por estar afastado. O Conselho de Ética deve analisar o caso e pode efetivar a determinação em até 60 dias
O União Brasil quer vaga na Câmara. Mas o partido só pode recuperar esse cargo se Bivar for expulso. Os deputados Arthur Maia (BA) e Paulo Azi (BA) são cotados para a eventual vaga. A sigla é a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados. Tem ainda sete senadores e quatro governadores
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Bivar é afastado (Reprodução/Rádio Itatiaia)




