Menu
Menu
Busca terça, 14 de janeiro de 2025
Senar Curs Tecnico - Jan24
Política

Bolsonaro diz que não quer atrapalhar quem produz

"Estamos tirando o Estado do cangote daqueles que produzem"

29 abril 2019 - 19h52Graziella Almeida, com informações da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (29) que, como chefe do Executivo, não quer atrapalhar quem produz no Brasil. “Nós queremos e estamos tirando o Estado do cangote daqueles que produzem, daqueles que investem e dos grandes empreendedores”, disse na abertura da 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), feira do agronegócio que acontece em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

“O agronegócio, a agropecuária, é um dos setores que está dando certo há muito tempo, e nós devemos valorizar quem trabalha nessa área”, ressaltou.

Ao lado dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, Bolsonaro disse que uma das medidas para o setor é “fazer um limpa” no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e colocar pessoas que estejam ao lado daqueles que produzem. “Tem que haver fiscalização sim, mas o homem do campo tem que ter o prazer de receber o fiscal e, num primeiro momento, ser orientado para que ele possa cumprir as leis”, disse.

De acordo com o presidente, “em torno de 40% das multas aplicadas no campo serviam para retroalimentar uma fiscalização xiita, que buscava atender apenas nichos que não ajudavam o meio ambiente e muito menos aqueles que produzem”.

Segurança jurídica

Bolsonaro disse ainda que busca segurança jurídica para o produtor rural, para garantir a propriedade privada e a segurança no campo. De acordo com o presidente, em conversa ontem (28) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o parlamentar prometeu colocar em pauta um projeto para que o produtor rural possa portar armas de fogo em todo o perímetro de sua propriedade.

Outro projeto que deve ser encaminhado pelo Executivo “vai dar o que falar”, segundo Bolsonaro. “É um projeto para fazer com que, ao defender sua propriedade privada ou sua vida, o cidadão do bem entre no excludente de licitude, ou seja, ele responde [um processo], mas não tem punição. É a forma que temos para quem do outro lado, que não teme em desrespeitar a lei, temam vocês, temam o cidadão de bem, e não o contrário”, disse.

O presidente disse também que a reforma agrária deve ser feita “sem viés ideológico”, que comece por terras ociosas e que haja acordos de conciliação em áreas judicializadas.

Mercado

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que fará uma viagem à China no segundo semestre, “até para desfazer aquela imagem criada pela imprensa, como se fossemos inimigos dos chineses”. “Eu sou inimigo, sim, de governos que, no passado, faziam negócios estando à frente o viés ideológico. Isso deixou de existir”, afirmou. A China é o principal destino das exportações brasileiras.

Índia

No âmbito do comércio internacional, a ministra Tereza Cristina anunciou a abertura do mercado indiano para a carne de frango brasileira. Além disso, os produtores rurais terão mais R$ 500 milhões no Plano Safra para a compra de máquinas e equipamentos, totalizando R$ 1,5 bilhão.

A Agrishow é a maior feira de tecnologia agropecuária do Brasil e acontece até sexta-feira (3). A expectativa da organização é que mais de 150 mil vistantes de diversos países passem pela feira. Além de palestras e exposições, o evento conta com demonstrações de áreas de plantio, equipamentos e novas tecnologias para o setor.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem: LBeddoe/Shutterstock
Política
Projeto que limita uso de celulares nas escolas é sancionado; entenda
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Política
PEC do 6×1 pode ser protocolada em fevereiro, após recesso parlamentar
Prefeita Adriane Lopes e os secretários de seu governo
Política
Adriane promete "resultados cada dia melhores" em posse de secretários
Prefeita Adriane Lopes
Política
Veja quem são os secretários escolhidos por Adriane Lopes
Prefeita no momento de sua posse
Política
JD1TV: Assista a posse do secretariado de Adriane
Youssif Domingos que assume a Secretaria de Governo da Capital
Política
Youssif assume Secretaria de Governo da Capital
O deputado federal General Girão (PL-RN)
Política
Justiça condena deputado do PL por incentivo a atos antidemocráticos
Pedro Caravina, Papy e Soraya Thronicke estiveram reunidos com demais vereadores
Política
Soraya se reúne com vereadores
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Política
Brasil condena prisões, ameaças e perseguições na Venezuela
Prefeita no momento de sua posse
Política
Adriane anuncia mais uma rodada de secretários

Mais Lidas

Caso aconteceu dentro da DERF
Polícia
AGORA: Investigador da Polícia Civil morre em delegacia da Capital
"Parece um frango de padaria": vídeo picante de Gracyanne Barbosa vaza na internet
Geral
"Parece um frango de padaria": vídeo picante de Gracyanne Barbosa vaza na internet
Youssif Domingos que assume a Secretaria de Governo da Capital
Política
Youssif assume Secretaria de Governo da Capital
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
Polícia
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos