O Brasil e a Malásia assinaram neste sábado (25), em Kuala Lumpur, um memorando de entendimento para ampliar a cooperação na indústria de semicondutores, setor considerado estratégico para o desenvolvimento econômico e tecnológico de ambos os países.
O acordo ocorre em um momento em que montadoras instaladas no Brasil voltam a relatar dificuldades no abastecimento de chips, o que pode afetar a produção de veículos nas próximas semanas.
Segundo o documento, o objetivo é fortalecer os laços comerciais e tecnológicos, com foco em pesquisa e desenvolvimento (P&D), capacitação de profissionais especializados e fortalecimento da cadeia de suprimentos.
“O compromisso é promover e desenvolver a cooperação na indústria de semicondutores entre agências governamentais, instituições de pesquisa e parceiros do setor”, diz o texto do memorando.
A assinatura foi realizada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e pelo ministro malaio dos Investimentos, Comércio e Indústria, Tengku Zafrul Tengku Abdul Aziz.
Entre as ações previstas estão projetos conjuntos de pesquisa, intercâmbio de especialistas, programas de treinamento e apoio mútuo para que Brasil e Malásia se consolidem como polos regionais da indústria de semicondutores.
O acordo, de caráter não vinculante, estabelece que cada país será responsável pelas despesas de seus representantes e que todas as atividades deverão respeitar as legislações nacionais.
O memorando terá validade inicial de dois anos, com renovação automática por igual período, salvo decisão contrária de uma das partes, que deverá comunicar a intenção de encerramento com três meses de antecedência.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira







