O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, durante audiência nesta terça-feira (9), manter o afastamento cautelar dos desembargadores Vladimir Abreu e Alexandre Bastos, ambos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), investigados na Operação Última Ratio.
O relator do caso, Mauro Campbell, destacou que Vladimir Abreu já foi citado em investigações anteriores, como a Operação Lama Asfáltica, e que há provas materiais significativas, incluindo a apreensão de grande quantia em dinheiro, além de interceptações e quebras de sigilo, que indicam possível violação à LOMAN e ao Código de Ética da Magistratura.
No caso de Alexandre Bastos, Campbell apontou manobras processuais que teriam comprometido a imparcialidade do magistrado. Entre elas, a manipulação de pauta em disputa de terras, favorecendo interesses de uma das partes, e o favorecimento de um escritório de advocacia ligado a seu filho, caracterizando uso da função para benefício familiar.
O CNJ decidiu ratificar a liminar que mantém ambos afastados e instaurar Processo Administrativo Disciplinar (PAD), sem prejuízo dos vencimentos. Segundo o relator, o afastamento é necessário para garantir a ordem pública e a integridade da investigação.
A Polícia Federal, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça, apura um suposto esquema de venda de decisões judiciais, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com indícios de que a atividade jurisdicional foi utilizada para enriquecimento ilícito dos magistrados e familiares.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula volta a defender mandato para ministros do STF

Troca de líderes marca retomada dos trabalhos na Câmara da Capital

Zé Teixeira apresenta pedidos por melhorias no campo e energia no interior

Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes

PL amplia prazo das presidências estaduais até maio de 2026

Expogenética MS avança na Assembleia e pode entrar no calendário oficial de eventos do estado

Senado cria grupo de trabalho para acompanhar acordo entre Mercosul e União Europeia

Senado vai acelerar projetos contra maus-tratos a animais, afirma Davi Alcolumbre

Verruck confirma saída de secretaria em março e vê risco em indefinição do PSD nacional






