Os deputados da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) apreciaram e aprovaram três matérias, em segunda discussão, durante a Ordem do Dia desta terça-feira (27), na sessão ordinária.
Foi aprovado o Projeto de Lei 181/2023, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que institui a “Semana Estadual de Conscientização e Educação sobre a Entrega Legal de Crianças para Adoção” em Mato Grosso do Sul. A campanha tem o objetivo de conscientizar sobre o assunto e combater a discriminação de mulheres e deverá ser realizada anualmente, na primeira semana de outubro. A entrega legal é disposta na Lei 13.509/2017, a Lei da Adoção. A matéria volta ao plenário para análise em redação redação final.
A deputada Gleice Jane explicou a relevância da campanha. “Venho aqui, mais uma vez, pedir o apoio dos colegas para aprovação desse projeto que é de conscientização para que as mulheres possam entregar para adoção seus filhos, de maneira segura, principalmente as que tem histórico de violência sexual, que são histórias geralmente desrespeitadas. O objetivo é que essa entrega para adoção seja feita de forma segura. Esse projeto também evita o abandono de bebês, garantindo o direito sobretudo, a quem passou por abuso sexual e não vê condição psicológica de ter uma criança nessa situação”, explicou.
De autoria da deputada Mara Caseiro, foi aprovado o Projeto de Lei 226/2023, que inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul a Festa do Padroeiro do município de Jardim, dedicada a Santo Antônio. A festa é celebrada há mais de 70 anos na semana do feriado municipal que comemora o padroeiro. O projeto segue à sanção.
Por fim, foi apreciado e aprovado o Projeto de Lei 294/2023, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que institui o Dia Estadual do Profissional Secretariado, que será comemorado, todos os anos, no dia 30 de setembro. Nessa data, em 1850, nasceu Lilian Sholes, primeira mulher a utilizar uma máquina datilográfica em público. A matéria segue à sanção.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal


Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Foto: Wagner Guimarães/ALEMS/Arquivo)



