Menu
Menu
Busca terça, 12 de maio de 2026
Política

Conscientização sobre entrega legal para adoção é aprovada por deputados de MS

Campanha tem objetivo destacar o assunto e combater a discriminação de mulheres; será celebrado anualmente, na primeira semana de outubro

27 fevereiro 2024 - 14h50Brenda Leitte, com ALEMS

Os deputados da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) apreciaram e aprovaram três matérias, em segunda discussão, durante a Ordem do Dia desta terça-feira (27), na sessão ordinária.

Foi aprovado o Projeto de Lei 181/2023, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que institui a “Semana Estadual de Conscientização e Educação sobre a Entrega Legal de Crianças para Adoção” em Mato Grosso do Sul. A campanha tem o objetivo de conscientizar sobre o assunto e combater a discriminação de mulheres e deverá ser realizada anualmente, na primeira semana de outubro. A entrega legal é disposta na Lei 13.509/2017, a Lei da Adoção. A matéria volta ao plenário para análise em redação redação final. 

A deputada Gleice Jane explicou a relevância da campanha. “Venho aqui, mais uma vez, pedir o apoio dos colegas para aprovação desse projeto que é de conscientização para que as mulheres possam entregar para adoção seus filhos, de maneira segura, principalmente as que tem histórico de violência sexual, que são histórias geralmente desrespeitadas. O objetivo é que essa entrega para adoção seja feita de forma segura. Esse projeto também evita o abandono de bebês, garantindo o direito sobretudo, a quem passou por abuso sexual e não vê condição psicológica de ter uma criança nessa situação”, explicou.  

De autoria da deputada Mara Caseiro, foi aprovado o Projeto de Lei 226/2023, que inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul a Festa do Padroeiro do município de Jardim, dedicada a Santo Antônio. A festa é celebrada há mais de 70 anos na semana do feriado municipal que comemora o padroeiro. O projeto segue à sanção. 

Por fim, foi apreciado e aprovado o Projeto de Lei 294/2023, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que institui o Dia Estadual do Profissional Secretariado, que será comemorado, todos os anos, no dia 30 de setembro. Nessa data, em 1850, nasceu Lilian Sholes, primeira mulher a utilizar uma máquina datilográfica em público. A matéria segue à sanção.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Divulgação/Depen-MJ
Política
Nova lei endurece regras para presos acusados de matar agentes de segurança
foto: Wagner Guimarães
Política
Deputados analisam três propostas na sessão desta terça na ALEMS
Ministro Nunes Marques
Política
Nunes Marques assume presidência do TSE nesta terça-feira
Senador Flávio Bolsonaro e presidente Lula
Política
Flávio abre 17 pontos sobre Lula no segundo turno em MS, aponta Big Data
Governador tem 43% das intenções de voto e amplia distância dos adversários no segundo turno
Política
Riedel aparece isolado na liderança pelo governo de MS, diz pesquisa
Plenário Oliva Enciso
Política
Vereadores analisam criação de sistema de esporte comunitário em escolas
Eduardo Bolsonaro pode se tornar réu no processo
Política
PGR pede ao Supremo condenação de Eduardo Bolsonaro por coação
Estátua pichada no 8 de Janeiro | Foto: Redes Sociais/Reprodução
Política
Moraes nega aplicar Lei da Dosimetria a 'Débora do Batom' pelos atos de 8 de janeiro
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Política
TJMS torna Adriane Lopes ré por calúnia e difamação contra Marquinhos Trad
carteira de trabalho emprego
Política
Governo vai restringir acesso ao PIS/Pasep e 4,5 milhões podem perder benefício até 2030

Mais Lidas

Um dos carros foi parar nas margens da rodovia
Polícia
Colisão frontal deixa dois motoristas feridos na BR-163, em Rio Brilhante
Motocicleta bateu na traseira de uma caminhonete
Polícia
Motociclista morre e garupa fica em estado grave em acidente na Duque de Caxias
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros
Polícia
Bombeiros salvaram homem que tentou tirar a própria vida em córrego da Ernesto Geisel
Frio vem para derrubar as temperaturas mínimas em MS
Clima
Temperaturas podem ficar abaixo dos 4°C em Mato Grosso do Sul a partir deste domingo