O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou uma impugnação contra a candidatura de Itamar Bilibio (MDB), ex-prefeito de Laguna Carapã, impedindo-o de disputar novamente a prefeitura nas eleições de 2024. O pedido foi protocolado pelo promotor de Justiça, Cláudio Rogério Ferreira Gomes, junto à Justiça Eleitoral.
Segundo o documento, "resta impossível o deferimento do registro de candidatura do impugnado", devido à rejeição das contas de governo de Itamar Bilibio referentes ao exercício de 2017, que foram julgadas irregulares pela Câmara de Vereadores de Laguna Carapã/MS. A impugnação alega que o ex-prefeito encontra-se inelegível, cumprindo todos os requisitos previstos pela Lei Complementar nº 64/90.
O promotor destacou que a rejeição das contas caracteriza-se como uma irregularidade insanável, e que Itamar, na qualidade de gestor, cometeu faltas graves que configuram, em tese, ato doloso de improbidade administrativa. A inelegibilidade de Itamar Bilibio, segundo o promotor, deverá durar oito anos.
"Dessa forma, verificando-se que o candidato incide em uma causa de inelegibilidade, o indeferimento do pedido de registro de candidatura é medida que se impõe", concluiu o promotor no documento.
Itamar Bilibio deverá ser notificado para apresentar sua defesa. Após o cumprimento dos prazos legais, a Justiça Eleitoral decidirá se defere ou indefere a sua candidatura.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Itamar Bilibio - (Foto: Reprodução )



