O Senado Federal instala nesta terça-feira (4), às 11h (horário de Brasília), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado no país. Em sua primeira reunião, a comissão elegerá o presidente, o vice e o relator, dando início aos trabalhos que terão duração de 120 dias.
A CPI foi proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), e terá como foco especial o crescimento das facções criminosas e das milícias, conforme o requerimento RQS 470/2025.
O anúncio da instalação da CPI ocorreu dois dias após uma megaoperação policial nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, confirmou a criação da comissão.
Segundo Alessandro Vieira, o avanço do crime organizado é resultado do “abandono do poder público”. “Essa tragédia tem solução. Não é pauta eleitoreira, é urgência nacional”, afirmou o senador em suas redes sociais.
A comissão será composta por 11 senadores, sendo que 10 já foram indicados pelas lideranças partidárias. Inicialmente, a CPI terá R$ 30 mil para custear suas investigações, que buscarão mapear a estruturação, expansão e funcionamento do crime organizado, com atenção especial à atuação de milícias e facções.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Plenário do Senado Federal - (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)



