O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) propôs um projeto de lei complementar que altera a Lei da Ficha Limpa, diminuindo de oito para dois anos o tempo de inelegibilidade de um político.
Esse movimento é uma tentativa de garantir que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra inelegível, possa ter seus direitos políticos restaurados a tempo de poder concorrer nas eleições presidenciais de 026.
Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2023, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao atacar, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro em 2022, e com base na lei da ficha limpa, só poderá disputar uma eleição em 2030.
Com a condenação, ele se tornou o primeiro ex-presidente na história a perder direitos políticos em um julgamento na Corte.
A Lei da Ficha Limpa foi aprovada em 2010, como projeto de lei de iniciativa popular, com o objetivo de impedir a candidatura de políticos condenados em tribunais. A iniciativa contou com a assinatura de mais de 1 milhão de pessoas.
Ao portal Congresso em Foco, Bibo Nunes negou que a proposta seja movida pela condenação do ex-presidente, mesmo com ela tendo sido apresentada pelo deputado logo após a condenação de Bolsonaro no TSE, mas reconhece que falou do projeto com ele.
“Ele gostou da proposta, não tem como não gostar. Todos os partidos e políticos vão gostar porque oito anos é um absurdo. Político corrupto se pune com o processo por improbidade administrativa, com o Código Penal e com a Justiça comum. E não deixando-o inelegível por mais ou menos tempo. Dois anos são mais do que suficientes”, afirmou.
O deputado ainda acrescenta que o projeto “beneficia a todos, da esquerda à direita”.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira








