Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta terça-feira (19), os deputados estaduais devem apreciar quatro propostas. Uma delas é o Projeto de Lei 12/2024, da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), para estender o desconto de 60% no IPVA para os representantes legais de pessoas com deficiência.
O projeto, que será analisado em primeira discussão, altera o dispositivo da Lei n.º 1.810, de 22 de dezembro de 1997 que já garante o desconto no imposto para pessoas com deficiência.
Proposta da deputada pretende ampliar o desconto para os representantes dessas pessoas com deficiência. "Quando o Estado exige que a propriedade do veículo automotor esteja registrada em nome da pessoa com deficiência, esse obstáculo afasta o pleno cumprimento do objetivo da Lei e, por corolário lógico, dificulta a locomoção das pessoas com deficiência. Não faz sentido, portanto, o Estado negar o benefício ao representante legal da pessoa com deficiência, já que é este que dispõe do seu tempo e do seu veículo para garantir o direito de locomoção da pessoa com deficiência", justificou Lia Nigueira.
Primeira Discussão
Em primeira discussão serão votados o Projeto de Lei 361/2023, da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), institui o Mês Janeiro Branco, a ser dedicado à realização de ações educativas para difusão da saúde mental.
E o Projeto de Lei 15/2024, do Poder Judiciário, altera a Lei n.º 3.310, de 14 de dezembro de 2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como a Lei n.º 3.687, de 9 de junho de 2009, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Poder Judiciário.
Segunda discussão
Em segunda discussão os parlamentares votarão o Projeto de Lei 198/2023, da deputada estadual Gleice Jane (PT), que obriga a destinação dos recursos públicos ao incentivo de modalidades esportivas seja igual para ambos os gêneros e que nenhum deles receba menos que 30% dos recursos.
As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia a partir das 9h, e podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato








