Estão previstos para serem votados nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) quatro projetos. Em primeira discussão, os parlamentres decidem sobre a proposta que garante o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) às pessoas que necessitem e preencham os requisitos para o tratamento de saúde.
O acesso aos medicamentos pode ser assegurado por meio de associações, devidamente autorizadas, para a produção, distribuição, importação e comercialização
Os autores do projeto, deputado Pedro Kemp e Paulo Corrêa, destacaram o acesso inviabilizado devido à burocracia para liberação desses medicamentos em vários órgãos.
Por isso o projeto também assegura ao paciente o direito de receber em caráter de excepcionalidade, mediante distribuição gratuita nas unidades de saúde pública estadual, medicamento formulado a base de derivado vegetal, que possua em sua formulação o canabidiol em associação com outros canabinóides, dentre eles o tetrahidrocanabinol, mediante prescrição de profissional legalmente, acompanhado do devido laudo das razões de prescrição.
Ordem do Dia
Também de autoria do deputado Pedro Kemp, deve ser votado, em discussão única, o Projeto de Lei 111/2024, que “denomina próprio público com o nome que especifica”.
Em segunda discussão, está previsto o Projeto de Lei 44/2024, de autoria do Professor Rinaldo Modesto (Podemos), para o 'Dia da Doula', a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de dezembro, data sugerida pela Associação de Doulas do Estado de Mato Grosso do Sul.
Também está prevista a votação da redação final do Projeto de Lei 121/2024, proposta pelo deputado Caravina (PSDB). A proposta denomina Delso Alvaro Benedito o trecho da rodovia MS-475, compreendido entre o Município de Novo Horizonte do Sul e o entroncamento com Rodovia MS-141, em homenagem ao ex-vereador do município de Novo Horizonte do Sul.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal


Foto: Fábio Júnior/EPTV 



