O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou na manhã desta quarta-feira (29/10) sobre a megaoperação realizada no Rio de Janeiro para combater criminosos do Comando Vermelho, que resultou até então em 119 mortos — sendo 115 classificados pela polícia como narcoterroristas e 4 vítimas policiais.
A pasta, comandada pela ministra Macaé Evaristo, afirma em nota oficial que "acompanha com preocupação a operação". O MDHC reforça que "o enfrentamento ao crime organizado deve ser conduzido com base em inteligência, planejamento estratégico e, sobretudo, na preservação da vida".
Segundo o ministério, a segurança pública deve proteger todas as pessoas, com atenção especial para aquelas em situação de maior vulnerabilidade. "O Estado deve agir com firmeza e responsabilidade, sempre orientado pelos direitos humanos e pela Constituição", diz a nota.
A pasta ainda ressalta que a política de segurança pública deve ser pautada por estratégia, planejamento e pelo princípio fundamental da preservação da vida — única base legítima para garantir paz, justiça e segurança para toda a sociedade brasileira.
Operação Contenção
A ação realizada na terça-feira (28) se tornou a operação mais letal da história do estado do Rio de Janeiro. A Operação Contenção foi conduzida pelas próprias forças policiais do estado, cumprindo determinação da Justiça em relação ao cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
Segundo o governador Cláudio Castro (PL-RJ), a operação não contou com apoio da União, ou seja, do governo federal. Desde a manhã de terça-feira, a ação mobilizou 2,5 mil policiais civis e militares nos Complexos da Penha e do Alemão, marcando a maior operação de segurança em 15 anos na cidade. O objetivo é capturar lideranças criminosas e conter a expansão territorial do Comando Vermelho.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Mortos na Operação Contenção / PMERJ E PCRJ - (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)



