Dois procurados pela Justiça elegeram-se vereadores nas Eleições 2024. Os dados fazem parte de um novo levantamento realizado pelo portal g1, com base nas informações de candidaturas disponibilizadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e nos mandados de prisão registrados no BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão), alimentado por tribunais de todo o país e mantido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Os vereadores eleitos foram Gilvan (MDB), vereador eleito de Lagoinha do Piauí (PI), condenado em 2021 por atropelar e matar uma pessoa em Marabá (PA).
O outro trata-se de Marco Aurelio (Republicanos), que foi eleito vereador de Paty do Alferes (RJ), e é procurado por dever pensão. Esse tipo de mandado é revogado assim que a dívida é paga.
Vale destacar que 18 candidatos eleitos estão na condição de suplentes — quando um candidato não obtém o número necessário de votos para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, mas pode assumir como vereador caso o titular seja afastado ou saia definitivamente do cargo.
Os outros 14 suplentes são procurados por dívidas de pensão alimentícia que não foram pagas. Eles podem ser presos a qualquer momento se forem encontrados pela polícia. Porém, mesmo com a condenação, não perdem o cargo.
Já os condenados por crimes podem perder o mandato, mesmo eleitos, em razão da Lei da Ficha Limpa.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


Urna eleitoral eletrônica (Foto Nelson Jr./ASICS/TSE)




