O ex-deputado federal Edson Giroto oficializou neste domingo (21) sua volta ao Partido Liberal (PL) e anunciou que é pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026.
Giroto, que tem uma longa trajetória política no Mato Grosso do Sul, afirma que sua ligação com o partido é histórica e reafirma estar legalmente apto para disputar o pleito.
"Fui o primeiro deputado federal do PL no Mato Grosso do Sul", afirmou. Segundo ele, o convite para retornar à legenda partiu do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e do ex-governador Reinaldo Azambuja, que assumiu a presidência estadual da sigla neste domingo.
Giroto relembrou sua trajetória dentro do PL, iniciada em 2008. Em 2010, foi eleito deputado federal com a maior votação da história do estado até então.
Após se afastar da política nos últimos anos devido a processos judiciais, ele afirma que sempre manteve vínculos com o PL, mesmo tendo se filiado temporariamente ao Solidariedade.
"O compromisso, o meu coração, a vida inteira foi o PL. Mesmo no Solidariedade, eu sempre mantive essa conexão. Volto agora com o respaldo do Valdemar e do Reinaldo para disputar uma das oito vagas na Câmara dos Deputados", disse.
Sobre sua situação jurídica, Giroto garante que está apto a disputar as eleições e comemora decisões recentes que considera importantes para sua reabilitação política. "Nunca deixei de poder ser candidato. Não tenho condenação em segunda instância. E na última quarta-feira, o ministro Carlos Brandão afastou definitivamente o juiz federal que conduzia as ações contra mim, alegando parcialidade. Com isso, todos os processos federais são anulados, e na esfera estadual tenho tido apenas decisões favoráveis à minha inocência."
Giroto também afirmou que a composição da chapa de candidatos a deputado federal pelo PL será definida por Reinaldo Azambuja.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


Edson Giroto (Nilson Figueiredo)



