O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (30) a aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o comunicado oficial do Tesouro norte-americano, Moraes é acusado de liderar uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas, promovendo uma “campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias e processos politizados”.
Entre os casos citados, estão investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. “De Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”, afirmou Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA.
“A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos", disse.
O que é a Lei Magnitsky?
Criada em 2012 durante o governo Barack Obama, a Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos imponham sanções econômicas e diplomáticas a indivíduos envolvidos em corrupção ou violações graves de direitos humanos.
A legislação foi batizada em homenagem a Sergei Magnitsky, advogado russo que morreu em uma prisão de Moscou em 2009 após denunciar um esquema de corrupção envolvendo autoridades russas.
Em 2016, a lei foi ampliada e passou a valer para casos fora da Rússia.
As sanções previstas incluem bloqueio de bens e contas bancárias nos EUA, cancelamento de vistos e proibição de entrada no país.
Para ser removido da lista, o indivíduo precisa provar inocência, mudança de conduta ou que já respondeu judicialmente pelas acusações.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira








