Após a assinatura do da Governança do Pacto das Águas, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góis, junto com a superintendente Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto, realizou o lançamento do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento) Mulher e Irrigação. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (28), no Bioparque, em Campo Grande.
Ao falar sobre as linhas de crédito, Rose Modesto apontou que o FCO Mulher era uma demanda antiga, que já havia sido debatida outras em outras ocasiões e hoje se tornou realidade. “A gente sabe que a dificuldade, às vezes encontra de ir para o mercado de trabalho, imagina para poder abrir o seu próprio negócio. Então, o recurso que tem hoje, para o setor empresarial é de aproximadamente R$ 200 milhões para ser utilizado ainda dentro desse ano, onde as mulheres terão a oportunidade de buscar esse recurso”.
Para a diferenciação, entre homens e mulheres que procurarem utilizar o recurso, algumas medidas foram aplicadas, como uma carência maior, tempo maior para o pagamento do empréstimo com juros fixados. Por tanto, em 2023, a taxa deve se manter na casa dos 9%.
O valor destinado para o FCO Irrigação está dentro dos 50% que pode ser utilizado pelo fundo. “Está é uma linha especifica que serve para incentivar o setor a buscar o FCO e investir nessa área, que é fundamental para fortalecer a agricultura familiar e o agronegócio do Centro-Oeste”, comentou
Participando da Caravana da Sudeco, este é o segundo dia de Góis na Capital. Hoje, o ministro destacou o potencial de Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste sobre o tema. “É uma da região do Brasil que mais investe em irrigação e nós temos isso como uma prioridade agora no governo Lula. Com recomendação inclusive do presidente Lula, será feita uma carteira de políticas voltadas a irrigação para se juntar ao PAC. O Brasil tem um potencial de mais de 55 milhões de hectares para irrigação e irriga no máximo 15 % disso se juntar a todo público e privado, então nós precisamos crescer nesse processo”.
O Brasil-Central contribui atualmente com quase 10% no PIB Nacional, com o FCO Irrigação, a contribuição deve aumentar substancialmente.
Caravana Sudeco – Para incentivar e fortalecer o pequeno e médio empresário de Mato Grosso do Sul, os atendimentos devem continuar até amanhã.
Ao longo da programação, estarão presentes nas tendas de atendimento representantes da Sudeco, do Governo Federal e das instituições financeiras parceiras. O atendimento ao público acontece da 9h às 16h, no Mercadão Municipal de Campo Grande, localizado na Rua Sete de Setembro, nº 65 – Centro.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


Ministro Waldez Góis e Rose Modesto (Sarah Chaves/JD1)



