O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, apresentou um projeto de lei que estabelece a obrigação dos bancos informarem os clientes na abertura da conta, quais servições ofertados pela agência são gratuitos. O texto começou a tramitar na Casa de Leis.
A proposta, de acordo com o deputado, além de regulamentar os direitos do consumidor na prestação de serviços bancários essenciais, dá transparência e publicidade a benefícios que a maioria dos clientes ignora.
A falta de comunicação ou omissão de serviços informados caracteriza na violação do direito do consumidor. Dessa forma, caso aprovado, os bancos serão obrigados a devolver, por meio de estorno, as tarifas cobradas indevidamente nos últimos 5 anos.
Há uma longa lista de serviços que os bancos devem oferecer sem a cobrança de taxas, conforme estabelece o Banco Central.
O pacote de gratuidades inclui: emissão de boletos ou faturas de cobrança, contas abertas por determinação do Poder Judiciário, contas de depósito à vista, fornecimento de cartão de débito e da 2ª via, garantia de quatro saques por mês em guichês, duas transferências de recursos entre conta da própria instituição, fornecimento de até dois extratos mensais.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira








