O Ministério Público Eleitoral solicitou à Justiça Eleitoral que considere improcedente a ação de impugnação ao registro de candidatura de Delcídio do Amaral (PRD) a prefeito de Corumbá. A impugnação estava baseada na cassação de seu mandato como senador, conforme a Resolução n.º 21/2016 do Senado Federal, que foi aprovada pelo Senado por quebra de decoro parlamentar.
A mudança na posição do Ministério Público ocorre após a apresentação de uma decisão liminar pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A decisão, proferida pela Desembargadora Federal Daniele Maranhão, suspendeu os efeitos da Resolução n.º 21/2016, interrompendo a inelegibilidade de Delcídio até que haja uma sentença definitiva sobre o caso.
A liminar foi decisiva para a alteração da postura do promotor Rodrigo Corrêa Amaro, que antes havia apoiado a impugnação da candidatura. Em sua manifestação, Amaro reconheceu que, com a decisão liminar em vigor, a ação de impugnação não procede.
O promotor afirmou: "Pois bem. Diante da apresentação de cópia da decisão liminar supracitada, forçoso reconhecer que o caso recomenda a improcedência da impugnação. Conforme pesquisa realizada por este Órgão Ministerial – o que somente foi possível neste momento, após a juntada dos documentos apresentados pelo impugnado –, verificou-se que o citado recurso de agravo de instrumento ainda se encontra pendente de julgamento final, não se verificando nenhuma revogação ou cassação daquela antecipação de tutela; da mesma forma, observou-se que a ação originária intentada perante a 22ª Vara Judiciária do Distrito Federal também aguarda julgamento final (documentos anexo)."
"ANTE O EXPOSTO, o Ministério Público Eleitoral se manifesta pela improcedência da ação de impugnação de registro de candidatura intentada."
Agora, cabe à Justiça Eleitoral decidir se Delcídio do Amaral será autorizado a concorrer à Prefeitura de Corumbá.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Camila Jara revela diagnóstico de câncer

Riedel anuncia incentivos fiscais para instalação de fábrica de celulose em Bataguassu

Nikolas Ferreira vem à Capital no dia 16 de maio

Paulo Duarte volta a cobrar mineradoras sobre pagamento de Compensação Financeira

Vereadores aprovam projeto que atende demanda de mães atípicas na Capital

Vereadores votam parecer em projeto de instalação de câmeras em salas de aula

Deputados analisam PL que amplia licença-maternidade e cria cargos na Ageprev

Leilão da Rota da Celulose terá R$ 10,1 bilhões em investimentos

Nelsinho quer aeroporto "meio Brasil, meio Paraguai" na fronteira de MS
