Em telefonema com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou a suspensão imediata da sobretaxa de 40% imposta a produtos brasileiros enquanto durarem as negociações bilaterais.
A informação foi divulgada neste domingo (12), em Aparecida (SP), pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).
“O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que, enquanto negocia, suspende os 40%. Esse foi o pleito”, afirmou Alckmin a jornalistas após participar de celebrações do dia de Nossa Senhora Aparecida.
A conversa entre os dois chefes de Estado ocorreu em 6 de outubro. Após o diálogo, Trump delegou ao secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, a responsabilidade de conduzir as tratativas com o governo brasileiro.
Do lado brasileiro, estão à frente das negociações o próprio Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Alckmin afirmou não ver empecilhos na participação de Rubio no processo. “Não acredito. A orientação do presidente Trump foi muito clara. Nós queremos fazer um diálogo e entendimento. E o Brasil sempre defendeu isso”, declarou.
Na próxima sexta-feira (17), Mauro Vieira deve se reunir com Marco Rubio em Washington. Além da tarifa, estarão em pauta medidas restritivas impostas a autoridades brasileiras, como a aplicação da Lei Magnitsky e a revogação de vistos diplomáticos.
Atualmente, o governo brasileiro calcula que cerca de 34% dos produtos produzidos no país estão sendo diretamente afetados pela tarifa de 40%. Ainda segundo Alckmin, 42% das exportações brasileiras para os Estados Unidos não estão incluídas no chamado “tarifaço”.
Lula e Trump também discutiram a possibilidade de um encontro presencial em breve. O presidente brasileiro sugeriu uma reunião durante a próxima Cúpula da ASEAN, na Malásia, mas também se mostrou disposto a viajar aos Estados Unidos para dar continuidade ao diálogo diplomático.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas







