Durante a cerimônia do Urban20, fórum de prefeitos que ocorre em paralelo ao G20, na manhã deste domingo (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou de um dos temas que mais tem gerado discordância entre os diplomatas do grupo: o financiamento às ações climáticas.
Segundo Lula, só uma parte do dinheiro disponível chega aos países pobres, e que apenas uma parcela dos recursos necessários chegam aos que estão em desenvolvimento, e uma parcela ainda menor chegam ao poder local.
Ele ainda disse que as cidades “não podem custear sozinhas” as transformações urbanas necessárias para fazer frente às mudanças climáticas.
Diante disso, o presidente brasileiro citou que as prefeituras precisam ser contempladas nos novos instrumentos de financiamento das políticas de combate às mudanças climáticas.
Esse tema é um dos pontos de discórdia entre os diplomatas no G20. Países ricos defendem que é preciso que grandes emergentes, como China, Índia, Brasil e Turquia, também paguem uma parte da conta global.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares







