O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na tarde desta sexta-feira (24), uma lei que concede pensão aos filhos de pacientes com hanseníase que foram isolados de forma compulsória no século passado.
O governo brasileiro determinou, entre as décadas de 1920 e 1950, o isolamento compulsório de quem contraísse a doença. Desses que foram isolados, cerca de 5,5 mil estão vivos, totalizando 15 mil pessoas que devem ser beneficiadas pela nova lei.
“O Estado brasileiro falhou com essas crianças, essas famílias, é preciso pedir desculpas a elas. O Estado errou ao separar pais e filhos, mesmo depois da cura ter sido descoberta, em 1940, e com a política de segregação, até 1986. É preciso pedir desculpas e fazer políticas públicas para reparar os danos”, afirmou o presidente.
Lula ainda disse que irá “reconstruir a política mais eficaz possível para, definitivamente, acabar com a hanseníase” no Brasil.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Especialista explica regras da pré-campanha e limites para candidatos

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Bolsonaro tem piora da função renal e aumento de inflamação

Lula defende supervisão médica para uso de Ozempic: 'não é um prêmio'

Brasil, Colômbia e México pedem cessar-fogo no Oriente Médio

Paulo Duarte quer encontro com a direção nacional do PSB antes de sair do partido

Barbosinha confirma saÃda do PSD e avalia filiação ao Republicanos

PSDB organiza ato de filiação para ampliar base em Campo Grande

Sem definir partido, Simone confirma disputa ao Senado por São Paulo


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)



