O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta sexta-feira (29), com o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, no Palácio do Planalto, em Brasília, onde discutiu temas de importância, dentre eles o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
“Um dos temas centrais é o avanço do contrato Mercosul e UE”, afirmou o presidente uruguaio à imprensa logo após o final da reunião. “Tomou maior parte da reunião analisar a situação e como conclusão, estamos otimistas e vamos continuar estreitando laços”, completou.
O encontro acontece alguns dias antes da cúpula de líderes do Mercosul, que acontece na próxima semana, nos dias 5 e 6 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai, que terá como principal ponto de discussão o acordo Mercosul-EU.
O texto, assinado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro (PL), não teve ratificação das ambas as partes, então é tido como inválido, e conta com otimismo de Lula, que já havia comentado nesta semana sobre uma possível validação do acordo de cooperação entre os dois blocos.
“Nós vamos fazer o acordo do Mercosul nem tanto pela questão do dinheiro. Nós vamos fazer porque eu estou há 22 anos nisso e nós vamos fazer. Se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada, quem apita é a Comissão Europeia. E a Ursula von der Leyen tem procuração para fazer o acordo, e eu pretendo assinar esse acordo este ano ainda. Tirar isso da minha pauta”, afirmou Lula.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal







